cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Natação do CNH - Atletas melhoraram os seus tempos no Torneio de Nadador Completo

nadador completo 3 2017
Os nadadores que participaram no Torneio de Nadador Completo, acompanhados pelos Treinadores e Directora da Secção de Natação do CNH


Neste momento, o Clube Naval da Horta já tem 8 atletas com mínimos para aceder ao Campeonato Regional de Categorias e que são: Guilherme Nunes, Luís Neves,  Afonso Santimano, Diogo Vieira, Francisco Alves, Diogo Leonardo, Tomás Oliveira e Luna Amor.


O Torneio de Nadador Completo – organizado pela Associação Regional de Natação dos Açores (ANARA) – preencheu a manhã e a tarde deste sábado, dia 29, e decorreu na Piscina da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA) da Horta. Participaram 5 dos 6 novos nadadores que há pouco mais de 8 dias foram convidados a integrar a Competição no Clube Naval da Horta (CNH). E esses 6 nadadores que pertenciam às Escolas de Formação e que agora se tornaram Cadetes, são: Daniel Moumeaux, Alexandre Lima, Diogo Sá da Bandeira, Vasco Machado, Beatriz Leonardo e Gustavo Nazaré. A única que não pôde participar foi Beatriz Leonardo.

Durante o passado mês de Abril também já haviam sido introduzidos na Competição do CNH, Sofia Pereira (Cadete), Rodrigo Pereira (Infantil), Vítor Silva (Juvenil A) e Diana Silveira (Juvenil B). Esta última também esteve impossibilitada de competir no Torneio de Nadador Completo. Esta foi, portanto, a primeira prova de competição para todos estes atletas o, que, “constituiu não só uma estreia mas, também, uma oportunidade para conhecer todos os elementos da equipa”, sublinha Sílvia Mendonça, Treinadora de Grau II e Coordenadora da Natação do Clube Naval da Horta.

Atletas mais velhos apadrinham os novos

Esta Técnica salienta o apadrinhamento dos atletas mais velhos em relação aos novos e revela que “foi o nadador Tomás Oliveira quem se lembrou de fazer isso”. “Os mais velhos sabem, por experiência, que os mais pequenos precisam sempre de colocar questões e como a Natação acaba por ser um desporto individual, já que os treinos decorrem em horários diferentes, a única conversa que têm é no balneário, mas o espírito de equipa também é importante. Para fomentá-lo, é preciso que se conheçam melhor a fim de interagirem entre si”, frisa Sílvia Mendonça, que remata: “Os mais novos acabam por ver os mais velhos um pouco como heróis e querem fazer como eles e os mais velhos também não os querem deixar ficar mal, o que possibilita uma simbiose entre eles”.

O desempenho visto pela Treinadora

A propósito do desempenho dos nadadores, a Treinadora de Competição diz que “relativamente aos Cadetes, constata-se que, na sua larga maioria, efectuaram os diversos percursos, partidas e viragens, com a devida correcção técnica”. E explica: “Neste escalão, temos em conta estes aspectos fundamentais enquanto que, nos escalões de Categorias, valoriza-se o tempo final obtido. Dos 9 atletas Categorias Masculinos que realizaram a prova de Nadador Completo na sua totalidade, registam-se 8 melhorias no recorde pessoal na prova dos 100m costas, 6 nos 100m livres, 4 nos 200m estilos, 7 nos 100m bruços e 6 nos 100 mariposa. Nas provas realizadas pela atleta Categoria Feminina, registaram-se melhorias em 4 das 5 provas realizadas”.

Neste momento, o Clube Naval da Horta já tem 8 atletas com mínimos para aceder ao Campeonato Regional de Categorias e que são: Guilherme Nunes, Luís Neves,  Afonso Santimano, Diogo Vieira, Francisco Alves, Diogo Leonardo, Tomás Oliveira e Luna Amor.

Sílvia Mendonça avisa que os dois meses de preparação que aí vêm “devem ser muito bem aproveitados pelos atletas que se encontram empenhados em alcançar resultados que lhes permitam aceder, também, a estes Campeonatos”.

Actualmente, o Clube Naval da Hora conta com 43 nadadores das Escolas, que se encontram na Iniciação à Natação, nas instalações da Piscina Municipal, e com 30 atletas das Escolas que frequentam a Natação na Piscina da Escola Secundária.

Entre as provas marcadas para o período da manhã e as do período da tarde, houve tempo para um almoço muito animado, no Bar do CNH, oferecido pelo Clube, que se revelou uma autêntica festa.

nadador completo 1 2017
O almoço, no Bar do Clube, foi um bom pretexto para o entrosamento e a brincadeira

nadador completo 2 2017
Conversas muito animadas, que também têm os seus objectivos

Consulte os resultados provisórios desta prova clicando aqui.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.