cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2017: Entrevista a Tomás Oliveira, o mais jovem nadador da Prova de Natação de Águas Abertas/8 kms

O Presidente do CNH, José Decq Mota, acompanhado por Tomás Oliveira, o mais jovem nadador na Prova de Natação de Águas Abertas/8 kms

Tomás Oliveira é um jovem de apenas 15 anos, segundo o Cartão de Cidadão, mas a postura, a determinação e o discurso fazem dele um adulto.

Há muito que é atleta do Clube Naval da Horta (CNH), antes em Vela, agora já só em Natação, desporto a que decidiu dedicar-se a 100%. Sempre brilhante e exigente para consigo próprio, diz que gosta de desafios, daí ter pensado que “era bom tentar fazer a Travessia do Canal”. A sua decisão foi amplamente incentivada pela atual Treinadora de Natação, Sílvia Mendonça; e pelo ex-treinador, Lúcio Rodrigues; mereceu o apoio do pai e o receio da mãe. Após ter treinado “o suficiente”, o jovem atleta não tinha dúvidas de que “estava preparado”. A única coisa que o assustava um pouco eram as águas vivas e as caravelas (inimigas de qualquer nadador), tendo chegado a avistar duas águas vivas durante o percurso.

Já a caminho, Tomás começou a ter “muitas cãibras e frio”, o que o levou a pensar desistir, mas eis que no barco de apoio apareceu Lúcio Rodrigues, que começou a puxar pelo antigo atleta, incentivando-o a continuar, e Tomás confessa que foi graças a esse apoio que conseguiu chegar ao fim. “Foi uma surpresa ele ter aparecido ali e, ao começar a puxar por mim, motivou-me. Fiz questão de acabar o percurso, pois queria que ele se sentisse orgulhoso de mim. Além disso, deu-me umas dicas técnicas e táticas e isso ajudou-me bastante. Agradeci-lhe no fim da prova”.

O apoio de Sílvia Mendonça também constituiu um incentivo, já que a Treinadora estava “constantemente” a telefonar para um dos elementos que seguiam no barco de apoio com o intuito de saber como estava a portar-se o seu aluno. Diogo Picanço, skipper do “Bolero”, foi testemunha e personagem ativa deste filme de ação, rumo à consagração de Tomás Oliveira.

No seu percurso de nadador do CNH, este jovem pôde contar com “dois treinadores excelentes”: Lúcio Rodrigues e Sílvia Mendonça. “Têm estilos diferentes, mas gosto de ambos”.

Ao cortar a linha de chegada, o herói do dia não esconde que só lhe apetecia descansar e, ao chegar, deitou-se na rampa junto ao Portão de Porto Pim. Foram 3 horas e 19 minutos a nadar!

Quanto ao facto de ter havido mudança de planos, Tomás Oliveira afirma que “esta alternativa era à mesma um percurso longo, com um tempo difícil, já que o mar não estava fácil”. “Foi duro!”, admite. E revela: “Quando foi anunciado que seria o percurso Porto Pim/Feteira/Porto Pim, senti-me até mais confiante, porque já tomei banho ali várias vezes e conhecia razoavelmente aquela zona”.

Agora que tudo acabou bem, Tomás considera que “valeu a pena o esforço”, o que pode ser visto como mais um elemento de peso para o currículo deste jovem de apenas 15 anos. Embora ainda não tenha tomado uma decisão quanto ao futuro profissional, sabe que “será algo relacionado com o desporto”.

No dia (5 de Agosto) em que foi distinguido com um Prémio por ter sido o mais jovem participante a realizar a proeza de nadar cerca de 9 kms em condições adversas – no decorrer da Cerimónia de Entrega de Prémios aos vencedoras da Prova de Natação – Tomás Oliveira, com o seu sorriso sincero e ar tímido, agradece a toda a gente que o apoiou neste desafio, destacando os pais, os avós, os colegas, os amigos e, naturalmente o clube do coração: o Clube Naval da Horta.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.