cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2017: Cerca de 15 velejadores do Faial e do Pico participaram no “XII Troféu Cidade da Horta” em Vela Ligeira

O “XII Troféu Cidade da Horta” em Vela Ligeira – Escolas de Vela, contou com velejadores do Faial e do Pico

Cerca de 15 velejadores participaram no “XII Troféu Cidade da Horta” em Vela Ligeira – Escolas de Vela (Optimist e Raquero), realizado na manhã desta quinta-feira, dia 10, na Baía da Horta, no âmbito do Festival Náutico do Clube Naval da Horta (CNH) 2017.

Além dos atletas do CNH, participaram, também, alguns do Clube Naval da Madalena e do Clube Náutico das Lajes do Pico.

sm2017 xii trofeu cidade horta 11

O Treinador Duarte Araújo, com os altetas do CNH

Os três primeiros do pódio, foram Maria Ramos (1º lugar) do CNH, David Moimeaux (2º), também do CNH, e Miguel Mendes (3º), do Clube Naval da Madalena.

A Entrega de Prémios, com lanche, aconteceu na tarde deste dia, na Tenda Multiusos do CNH.

O Gabinete de Imprensa do CNH conversou com os Treinadores da Madalena e das Lajes.

sm2017 xii trofeu cidade horta 1 

A Entrega de Prémios foi muito animada

Edmar Delgado, Treinador do Clube Naval da Madalena: “Fazemos mais regatas no Faial do que no Pico”

sm2017 xii trofeu cidade horta 7 

Atletas do Clube Naval da Madalena do Pico com o Treinador, Edmar Delgado, e o Presidente do Direçcão do CNH, José Decq Mota

“Esta prova foi importante, na medida em que lhes permitiu uma primeira experiência de regatas, valendo, também, pelo convívio.

Os atletas do Clube Naval da Madalena vêm muitas vezes ao Faial, a convite do CNH. Aliás, fazemos mais regatas cá do que no Pico. Aqui, temos uma frota maior, o que é bom para evoluir e tem-se notado essa evolução.

Hoje [quinta-feira] havia pouco vento no início da prova e estava sempre a saltar, mas foi bom”.

Treinador do Clube Náutico das Lajes do Pico, Filipe Fernandes: “É importante vir ao Faial e participar nestas provas”

sm2017 xii trofeu cidade horta 6

Atletas do Clube Náutico das Lajes do Pico na Entrega de Prémios do “XII Troféu Cidade da Horta” em Vela Ligeira, com o Treinador, Filipe Fernandes, e o Presidente da Direçcão do CNH, José Decq Mota

“É importante vir ao Faial e participar nestas provas. É uma oportunidade especialmente para este desporto. Somos ilhéus e, como tal, devíamos ser competentes na água e saber usufruir do mar, estando confortáveis naquilo que nos rodeia. Eles aprendem tremendamente e têm um grande à vontade. A capacidade de decisão e a auto-confiança deles aumenta de dia para dia.

Estamos a falar de miúdos com 12 anos com capacidade para resolver situações de forma mais competente do que a maioria dos adultos. A Vela serve para o mar e para a vida.

O Clube Náutico das Lajes do Pico costuma vir a estas competições. Como Treinador, é a minha primeira vez, mas eles já vieram anteriormente e adoram!

Uma parte nova do desporto é terem de ambientar-se, pois tudo é multiplicado quando a frota é grande. Pode ser deslumbrante para eles esta quantidade de informação e a dificuldade faz com que cresçam.

Na prova de hoje tivemos mais barcos do que eles têm nos treinos. Mas sem dúvida que o Encontro Internacional de Vela Ligeira impressiona! É muito barco e as condições foram muito duras.

Nesta prova, as condições começaram por ser fáceis, mas foram aumentando de dificuldade, mas nada que se compare com o Encontro Internacional. Hoje [quinta-feira] tivemos um campo de regata mais abrigado e as dificuldades estavam ajustadas ao nível deles.

A maioria dos nossos velejadores estão no Faial desde domingo, dia 6. Outros vieram quarta-feira (dia 9), véspera do “XII Troféu Cidade da Horta”, para poderem ter a experiência completa da pernoita, o que é muito interessante.

A competitividade inter-clubes e inter-ilhas é muito saudável na Vela. Os velejadores procuram-se e querem conhecer-se. Na Vela, há um ambiente muito menos competitivo do que noutros desportos. O desafio consiste em superarem-se a si próprios, mais do que ao adversário. Neste desporto, são vistos como homólogos, o que é muito saudável”.

sm2017 xii trofeu cidade horta 5

Maria Mendes, do CNH, foi a vencedora do “XII Troféu Cidade da Horta” em Vela Ligeira 2017

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.