cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2017: Entrega de Prémios de Natação, Regata dos Botes Baleeiros, Polo Aquático, Mini-Veleiros e Apneia

A festa de sábado, dia 12, juntou, na Tenda Multiusos do CNH, mais de 400 pessoas no jantar e na Cerimónia de Entrega de Prémios

A noite deste sábado, dia 12, foi marcada por uma grande festa – integrada no Festival Náutico do Clube Naval da Horta (CNH) 2017 – que foi a Cerimónia de Entrega de Prémios referentes à Natação, Regatas de Botes Baleeiros - Casa do Pessoal da RTP (Vela, Remo Feminino e Remo Masculino), Polo Aquático, Mini-Veleiros e Apneia.

A Regata de Botes Baleeiros do Festival Náutico é patrocinada pela Casa do Pessoal da RTP desde há 13 anos. Presente esteve Osvaldo Rodrigues, que há 14 anos desempenha as funções de Presidente desta Casa (Delegação dos Açores).

sm2017 entrega premios 3

O bote “Nossa Senhora do Socorro”, do Salão, ganhou a Regata de Vela

sm2017 entrega premios 4

O bote “Maria Armanda”, do Clube Naval das Lajes do Pico, ganhou a Regata de Remo Feminina, tendo o prémio sido entregue pelo Presidente da Casa do Pessoal da RTP (Delegação dos Açores), Osvaldo Rodrigues

sm2017 entrega premios 5

A noite foi de glória para o Clube Naval das Lajes do Pico, já que em Masculinos, o bote “Maria Armanda” também foi o vencedor da Regata de Remo

sm2017 entrega premios 1

Foram várias as Autoridades e Governantes presentes nesta Entrega de Prémios
Da esquerda para a direita: Osvaldo Rodrigues, Presidente da Casa de Pessoal da RTP (Delegação dos Açores); Rafael Silva, Capitão do Porto da Horta; Nuno Lopes, Diretor Regional da Cultura, Rogério Ferraz, Diretor Regional das Pescas; Lúcio Rodrigues, Diretor Regional da Juventude; José Leonardo da Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta; José Decq Mota, Presidente do CNH; e Hugo Pacheco, Vice-Presidente da Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA)

O Presidente da Direção do CNH, José Decq Mota, começou por agradecer a presença das diversas Autoridades e Governantes presentes e congratulou-se com a forma como decorreram as atividades neste penúltimo dia do Festival Náutico, enfatizando que “a grande participação registada atesta bem a pujança deste Festival”. E frisou: “Considero que foi um sucesso a edição deste ano do Festival Náutico e, embora não tenha havido nem bom tempo nem mau tempo durante os primeiros dias, a verdade é que tudo decorreu muito bem”.

sm2017 entrega premios 6

O Presidente da Direção do CNH, José Decq Mota, enfatizou que “a grande participação registada atesta bem a pujança do Festival Náutico”

O mais alto Dirigente desta instituição náutica frisou que “o dia de sábado (12) foi, como sempre, muito importante, em que se realizaram as Regatas de Botes Baleeiros”. E prosseguiu na sua curta intervenção, dizendo: “Está aqui o Diretor Regional da Cultura, a quem tive o ensejo de pedir que, se pudesse, estivesse presente nesta festa. A Comissão do Património Baleeiro é algo de muito importante para os Açores e posso garantir que já tem 11 lanchas e 43 botes recuperados e também já é realizado o Campeonato Regional e, portanto, todos temos a obrigação de manter este património e de saber usá-lo”.

“Desejo que em 2018 estejam presentes todas as modalidades envolvidas no Festival deste ano, para voltarmos a fazer uma grande festa náutica”, rematou.

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo, usou brevemente da palavra para salientar que “o Festival Náutico, promovido e organizado pelo CNH, diferencia a Semana do Mar”, constituindo “o maior evento de promoção do concelho da Horta”.

O autarca manifestou a sua “grande satisfação” pelo facto de este ter sido “o ano de maior afluência à Semana do Mar”, que vai já na sua 42ª edição.

E finalizou assim: “Quero agradecer ao Presidente do CNH e à sua equipa por um tão vasto e diversificado programa náutico, assim como a todos os participantes – e sei que alguns são de fora do Faial ou encontram-se a residir fora desta ilha – e aos muitos Voluntários. Cá estaremos de braços abertos para vos receber no próximo ano”.

sm2017 entrega premios 8

O Diretor Regional da Cultura, Nuno Lopes, realçou” a ajuda enorme” que o CNH tem dado à Comissão do Património Baleeiro

Nuno Lopes, Diretor Regional da Cultura, agradeceu a participação de toda a gente envolvida no Festival Náutico, reconhecendo a importância dos Botes Baleeiros. E vincou: “O CNH tem-nos ajudado imenso no Campeonato Regional. Obrigado a todos e felicidades!”

O Diretor Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, deixou três notas:

“Primeira: parece-me pertinente que se perceba que o Festival Náutico é importante para os Açores e que o Governo Regional o valoriza. Deixo uma palavra de apreço a todos quantos nos visitam e realço que é importante dialogarmos uns com os outros. Segunda nota: este Festival regista uma numerosa massa humana, dentro da qual destaco o contributo dos muitos Voluntários, que tiram férias precisamente nesta altura do ano no sentido de poderem colaborar no maior Festival Náutico do País:

Terceira: em nome do Presidente do Governo Regional dos Açores agradeço o convite para estar aqui, saúdo a Comissão Náutica Municipal, presidida pela Câmara Municipal da Horta, e voltem todos em 2018, porque a Semana do Mar não acaba aos 42 anos”.

sm2017 entrega premios 7

“Só Fórró”: 12 anos de vida e de presenças na Semana do Mar, a primeira grande festa concelhia a surgir nos Açores, nos anos 70 do século XX

A festa, com jantar confecionado pelo Restaurante “O Barão”, terminou com a grande animação do grupo terceirense “Só Fórró”, que conta já com 12 anos de existência, sendo esta a 12ª vez que vem à Semana do Mar. O líder do grupo agradeceu o convite, expressou “o enorme prazer que é vir ao Faial e estar entre os amigos do CNH”, fazendo votos para que “haja mais festa ano após ano”.

(As classificações gerais estão disponíveis na Página do CNH).

Natação - Travessia Curta da Doca

Escalão 1 (dos 0 aos 10 anos):

1º - Vasco Alexandrino

2º - Maria Inês Fontes

3º - Santiago Melo

Escalão 2 (dos 11 aos 14 anos):

1º - Ricardo Faria

2º - Sofia Faria

3º - Hugo Faria

Escalão 3 (dos 15 aos 20 anos):

1º - Francisco Alves

2º - Diogo Vieira

3º - Tomás Oliveira

Escalão 4 (mais de 20 anos):

1º - Filipe Martins

2º - Miguel Carvão

3º - Filipe Nova

 

Regatas de Botes Baleeiros

Vela

1º - “Nossa Senhora do Socorro”, Junta de Freguesia do Salão (Faial)

2º - “Capelinhos”, Junta de Freguesia do Capelo (Faial)

3º - “Nossa Senhora das Angústias”, Junta de Freguesia das Angústias (Faial)

Remo Feminino:

1º - “Maria Armanda”, Clube Naval das Lajes (Pico)

2º - “Senhora da Guia”, Junta de Freguesia da Feteira (Faial)

3º - “São Pedro”, Clube Náutico da Calheta de Nesquim (Pico)

Remo Masculino:

1º - “Maria Armanda”, Clube Naval das Lajes (Pico)

2º - “Maria Celeste”, Clube Naval das Lajes (Pico)

3º - “São Pedro”, Clube Náutico da Calheta de Nesquim (Pico)

Pólo Aquático

1ª equipa - “A Cabana da Prevenção do Afogamento”

2ª Equipa - “Ressacados”

3ª Equipa - “Que Venha Jantarada”

Mini-Veleiros

1º - Eduardo Pereira

2º - João Nunes

3º - Luís Alves

 

Apneia

Masculinos

1º - Paulo Nóbrega

2º - Décio Leal

3º - Lorenz Kremer

Femininos

1ª - Kirstin Jones

2ª - Lúcia Franco

3ª - Catherine Cushenar

Crianças

1º - Miguel Nóbrega

2º - Maísa Silva

3º - Miguel Luna

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.