cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

IX Regata Internacional de Botes Baleeiros em New Bedford

Comitiva faialense apresentou cumprimentos ao Presidente da CMH. O Presidente do CNH falou de várias questões relacionadas com o itinerário e a importância do evento  

O Grupo Coordenador da comitiva faialense, que embarca esta terça-feira, dia 5, rumo à América, a fim de participar na IX Regata Internacional de Botes Baleeiros, que decorre de 7 a 9 do corrente, em New Bedford, apresentou, na manhã desta segunda-feira, dia 4, cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva.

Este Grupo Coordenador integra o Presidente da Direção do Clube Naval da Horta, José Decq Mota; Luís Alves, membro da Direção do Clube Naval da Horta (CNH); Rute Matos, Oficial Feminino, e Pedro Garcia, Oficial Masculino.

A Delegação do CNH disponibilizou-se para ser portadora de mensagens do Município da Horta para a cidade-irmã de New Bedford (Museu da Baleia, Fundação Beneficente Faialense, Mayor, etc).

A comitiva faialense é composta por uma equipa feminina e uma masculina, de 9 elementos cada, bem como pelo Presidente da Direção do CNH, José Decq Mota.

Na prova, organizada pela Azorean Maritime Heritage Society (AMHS), serão utilizados os 3 botes desta instituição e que são o “Faial”, o “Pico” e o “Bela Vista”. Será com estas embarcações que cada uma das tripulações irá realizar as Regatas de Remo e de Vela.

Recorde-se que Horta e New Bedford são cidades-irmãs, fruto da geminação oficialmente celebrada em 1972.

apresnt cumpr deleg america cmh 2 2017
“Estas regatas potenciam os Açores”, sublinha José Leonardo Silva

 Baleação açoriana em destaque em New Bedford

José Leonardo Silva realçou o papel de João Carlos Pinheiro na criação da AMHS, frisando que “em New Bedford há uma grande admiração por ele, e pelo filho, Vítor Pinheiro. E esta admiração não é só por parte dos nossos conterrâneos mas, também, por parte dos estrangeiros. Ele conseguiu colocar a baleação dos Açores e do Faial num museu estrangeiro e, sem dúvida, que estas regatas potenciam as nossas ilhas”. E prosseguiu: “Os nossos emigrantes vivem as nossas tradições com grande intensidade e o Museu da Baleia – que tem agora a Casa do Bote –  tem um elevadíssimo número de visitantes. Desejo boa viagem a todos e encarrego-vos de levar um grande abraço da Cidade da Horta”.

apresnt cumpr deleg america cmh 3 2017
Pedro Garcia (e a filha Amélia), José Decq Mota, José Leonardo Silva, Rute Matos e Luís Alves

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.