cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

IX Regata Internacional de Botes Baleeiros em New Bedford

Equipa do Faial ganhou em Remo e Vela (Feminino e Masculino) e alcançou o 1º lugar em Vela na Dabney Cup 2017

Os muitos troféus alcançados pela Comitiva Faialense, que se encontra em New Bedford a participar na IX Regata Internacional de Botes Baleeiros, enchem de orgulho o Clube Naval da Horta (CNH), a ilha do Faial e o arquipélago dos Açores.

Depois de as tripulações Feminina e Masculina se terem sagrado campeãs tanto em Remo como em Vela, a Equipa do Faial também conseguiu arrebatar o 1º lugar em Vela na Dabney Cup 2017 (Regatas de Remo e Vela com equipas mistas). As classificações encontram-se disponíveis na Página do CNH em: http://cnhorta.org/index.php/modalidades/botes-baleieiros/classificacoes.html.

dabney cup remo 2017

A Cerimónia de Entrega de Prémios decorreu este domingo, dia 10, em clima de apoteose, enquanto que o Jantar de Encerramento se realiza esta segunda-feira, já que a saída de Boston está prevista para terça-feira, dia 12, e o regresso ao Faial acontecerá no dia seguinte.

A IX Regata Internacional de Botes Baleeiros decorreu na cidade americana de New Bedford, nos dias 7, 8 e 9 do corrente, tendo sido organizada pela Azorean Maritime Heritage Society (AMHS), que se encontra a celebrar 25 anos de existência.

A Comitiva Faialense é composta por uma Equipa Feminina e uma Masculina, de 9 elementos cada, bem como pelo Presidente da Direcção do CNH, José Decq Mota.

O Grupo Coordenador desta Comitiva integra o mais alto dirigente do CNH, José Decq Mota; Luís Alves, membro da Direcção do Clube; Rute Matos, Oficial Feminino, e Pedro Garcia, Oficial Masculino.

Esta é a 9ª Regata Internacional de Botes Baleeiros e a 4ª que tem como palco New Bedford. Sempre que a Regata se realiza deste lado do Atlântico é organizada pelo CNH e por uma entidade que representa a ilha do Pico, decorrendo as provas no Faial e no Pico. A última realizada cá foi no ano de 2015 e a próxima será em 2019.

Recorde-se que New Bedford e a Horta são cidades-irmãs, fruto da geminação oficialmente celebrada em 1972.

Estas Regatas são, não só a garantia de que o espírito baleeiro está vivo com preservação deste património, como a expressão de uma forte unidade entre as comunidades de cá e de lá.

Esta 9ª Regata teve um sabor especial pelas vitórias conquistadas mas, também, pela competição saudável que proporcionou e pelas amizades que criou e cimentou. É na diáspora que se vê e sente que as nossas tradições perduram de forma muito singular e que a palavra saudade tem um verdadeiro significado.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.