cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Plano Nacional de Ética no Desporto deixa conselhos visando posturas correctas por parte de pais, atletas e instituições

O Director-Geral da Federação Portuguesa de Vela (FPV), Rui Santos, remeteu ao Clube Naval da Horta (CNH) 3 recursos que o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) disponibiliza, dois deles (Flyer Ética Pais; Compromisso Pais-Praticantes) com vista a promover um saudável relacionamento e uma postura correcta por parte dos pais de atletas e um outro (Texto para eventos desportivos) com o intuito de comprometer vários agentes desportivos para com a ética nos diversos eventos desportivos, através da leitura de um “juramento”. Uma vez que o objectivo é divulgar estas mensagens e conselhos, o Gabinete de Imprensa do CNH partilha os mesmos com todos os interessados.

O papel do speaker nos eventos desportivos revela-se de enorme importância, tanto a título informativo como formativo. As suas intervenções são um veículo precioso na transmissão de uma mensagem positiva e pedagógica, referente aos valores que caracterizam o “espírito desportivo”. O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) sugere o seguinte texto que poderá ser lido durante um evento:

Todos os intervenientes da actividade desportiva: atletas, treinadores, dirigentes e adeptos deverão assumir comportamentos e gestos positivos que promovam os valores no desporto tais como a verdade, a ajuda, a tolerância, o respeito pelas regras, o respeito pelo outro, o fairplay, o saber estar e saber aceitar o resultado. Se todos jogarmos com estes valores, o desporto e todos nós ficaremos a ganhar!

Juramento pela Ética Desportiva (A ser lido por um atleta no início da Prova)

Em nome de todos os participantes neste evento, juro que nele tomaremos parte com um verdadeiro espírito desportivo, respeitando os valores éticos e as regras que o regem, em busca da excelência, guiados pela amizade e pelos valores do espírito desportivo.

Juramento dos Árbitros e Juízes (Para ser lido por um Juiz ou árbitro)

Em nome dos Árbitros e dos outros Agentes da Arbitragem, prometo que cumpriremos, fiel e pontualmente, com total lealdade, isenção e imparcialidade, as nossas funções durante os Jogos de (modalidade do jogo), respeitando e fazendo respeitar os Regulamentos e regras que os regem e zelando pela existência e aplicação de todas as boas práticas da Ética Desportiva, em ordem a que os Jogos reforcem os valores da solidariedade, amizade, espírito de equipa e respeito pelas regras.

Compromisso dos Pais (Para ser lido por um pai/uma mãe)

Em nome de todos os Encarregados de Educação, prometo que tomaremos parte neste evento desportivo, com um verdadeiro espírito desportivo, sendo educados, respeitando os valores éticos e pautando-nos por uma atitude de fairplay.

Clique nas ligações para consultar os textos Educar para a Ética no Desporto (Dicas para os Pais) e Compromisso com a Ética no Desporto.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.