cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Campanha Limpa (A Fundo) 2017 foi adiada para dia 1 de Dezembro

As adversas condições climatéricas levaram ao adiamento desta Campanha

A Campanha Limpa (A) Fundo 2017, que deveria realizar-se este sábado, dia 18, foi adiada para 1 de Dezembro próximo.

Esta é uma iniciativa conjunta do Observatório do Mar dos Açores (OMA) e da Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA), que tem como parceiro o Clube Naval da Horta (CNH), entre várias outras entidades.

O CNH recebeu informação por parte do OMA dando conhecimento, primeiramente de que esta actividade havia sido cancelada e, posteriormente, de que a mesma tinha sido remarcada para o dia 1 do próximo mês.

A Campanha Limpa (A) Fundo 2017 conta, ainda, com a colaboração das seguintes entidades públicas e privadas: Marinha, através da Capitania do Porto da Horta; Portos dos Açores, S.A.; IMAR/DOP/UAç; Câmara Municipal da Horta; Governo dos Açores (Parque Natural do Faial e DRAM); ABAE; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Horta; Norberto Diver; Central Sub; DiveAzores; OceanEye; SeaExpert; No More Plastic Bags for the Azores; Flying Sharks; Naturalist; Endemic e Our Island.

Carla Dâmaso, do OMA, explica que, “tal como aconteceu no ano passado, proceder-se-á este ano à realização de uma amostragem científica para quantificação do lixo na área a limpar, a cargo do IMAR”. E acrescenta: “Também à semelhança das últimas edições, será feita a reciclagem do vidro recolhido, o qual está frequentemente muito contaminado, o que implica um esforço adicional, havendo uma equipa de voluntários em terra que ficará responsável pela limpeza do mesmo, permitindo, assim, a sua reciclagem. Será, igualmente, feita a triagem de todo o lixo recolhido, sendo que o objectivo é reciclar todo aquele que for possível”.

Para além dos voluntários em terra – onde se integram Atletas, Treinadores, Dirigentes, Funcionários e Sócios do Clube Naval da Horta – e dos parceiros desta Campanha, a Organização conta, também, com a colaboração de uma equipa de mergulhadores, com escafandro e em apneia, que recolherão os resíduos do fundo do mar. 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.