cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

D. João Lavrador fez questão de conhecer a realidade de uma Instituição prestigiada como o CNH

O Bispo dos Açores ficou inteirado do funcionamento do CNH

No âmbito da Visita Pastoral que está a realizar ao Faial, o Bispo dos Açores, D. João Lavrador, visitou, na tarde desta quarta-feira, dia 22, o Clube Naval da Horta (CNH), tendo sido recebido pelo Presidente da Direcção, José Decq Mota, e pela Vice-Presidente, Olga Marques.

Esta visita, solicitada pelo chefe da Igreja Católica Açoriana, teve como objectivo “recolher informação e conhecer a realidade de uma Instituição prestigiada na Ilha do Faial”, revelou o próprio.

Acompanhou D. João Lavrador, o pároco das Angústias, padre Paulo Silva, que participou no encontro mantido com os mais altos Responsáveis pelo Clube Naval da Horta.

Durante esse encontro, estes Dirigentes transmitiram uma sintética informação sobre a actividade do CNH, destacando as várias modalidades; o número de praticantes; a ligação à promoção do Faial e dos Açores através das Regatas Internacionais; o Projecto Olímpico do Velejador do CNH, Rui Silveira; os envolvimentos do Clube no Projecto “School at Sea”; a promoção da “Atlantis Cup - Regata da Autonomia”, a organização do Festival Náutico da Semana do Mar, bem como outras actividades. Foram, igualmente, referidas as dificuldades existentes, tendo sido salientada a exiguidade, insuficiência e degradação das instalações.

Durante a visita às instalações, foram sendo veiculadas a D. João Lavrador informações de maior pormenor sobre o funcionamento das Secções, carências em embarcações de competição, questões relacionadas com o Centro de Formação de Desportistas Náuticos, com o Programa “Vela para Todos - Faial sem Limites”, utilização desportiva do Património Baleeiro, tendo sido destacado o papel decisivo que os Voluntários têm na actividade do Clube, além de outros aspectos.

O Bispo dos Açores e o padre Paulo Silva foram apresentados a todos os funcionários e aos velejadores Juvenis de Competição, que estavam a preparar-se para um treino.

No decorrer da visita, o Presidente da Direcção entregou a D. João Lavrador um conjunto de elementos informativos relativos à vida do Clube Naval da Horta bem como algumas recordações.

No final, José Decq Mota sublinhou que “esta visita do Senhor Bispo dos Açores, para além de, naturalmente honrar esta casa e todos os que a ela estão ligados, significa que esta Instituição, por aquilo que é e por aquilo que faz com intensidade, desprendimento, eficiência e grande abertura social, é olhada com interesse por todos os sectores da sociedade”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.