cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Lancha “Walkiria” varou para a manutenção de Inverno

A lancha da baleia classificada “Walkiria”, propriedade do Município da Horta e cedida, por Protocolo Permanente, ao Clube Naval da Horta, foi hoje varada no Porto da Horta para a indispensável manutenção de inverno. A operação de varagem, feita com o apoio integral da Portos dos Açores, SA e do seu pessoal, ocorreu a partir da 9h15 e foi feita no Cais de STª Cruz com recurso ao travel lift. Nela participaram funcionários e dirigentes do CNH, que trabalharam sob a orientação do membro da Direcção e Mestre da Lancha Vítor Mota.

varagem walkiria 2 dez 2017

A “Walkiria” teve, em 2017, uma muito intensa época de apoio ao Património Baleeiro Móvel e de apoio a outras atividades do CNH. Destacam-se os factos seguintes: foi a lancha da Comissão de Regata em todas as 8 Regatas de Botes Baleeiros do Campeonato da Ilha do Faial; foi lancha de apoio aos Botes do Faial em todas as Regatas de Botes do Pico em que eles participaram; foi lancha da Comissão de Regata no Campeonato Regional de Vela e Remo em Bote Baleeiro realizado em Vila do Porto, Stª Maria, tendo, para isso, feito a longa vagem de ida e volta a essa ilha; participou na procissão e cortejo náutico de Nossa Senhora da Guia entre a baía do Porto Pim e o Porto da Horta; no âmbito de uma colaboração entre o CNH e a Associação Amigos do Canal, efetuou o reboque do salva vidas abatido do ISN “Sota Patrão António Crista” da Horta para Stº Amaro do Pico, com vista á transferência dos respetivos motores para a lancha histórica recuperada “Espalamaca”; prestou apoios diversos como lancha de segurança e de protocolo em várias iniciativas de vela e natação do CNH.

Durante o período de invernia que se iniciou com a varagem, a “Walkiria” será integralmente pintada, todos os seus sistemas e equipamentos terão a adequada manutenção e receberá uma nova sonda e um novo GPS Plotter.

De acordo com o planeamento feito a “Walkiria” regressará ao mar na primeira quinzena de Abril de 2018.

varagem walkiria 3 dez 2017