cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Mais de uma centena de pessoas no 1º Banho do Ano de 2018, em Porto Pim

Banhistas de todas as idades mantiveram a tradição neste novo ano de 2018

Se contarmos com banhistas e mirones, pelo menos duas centenas de pessoas acorreram à praia de Porto Pim, na ilha do Faial, na manhã desta segunda-feira, primeiro dia de Janeiro de 2018.

De acordo com António Fraga, actualmente no papel de fotógrafo como ‘hobby’, mas que foi o mentor da iniciativa nos moldes actuais, os corajosos ultrapassaram as 100 pessoas.

António Fraga recorda que o 1º Banho do Ano começou há mais de 30 anos, na praia da Conceição. “O João Ribeiro e o João Ângelo Lopes eram os mentores oficiais, os angariadores de rua, que andavam a convidar as pessoas para esta iniciativa. Cada um levava uma garrafinha de bebida (licor, Porto, etc) e no fim todos se brindavam e acabava assim o mergulho. Inicialmente, como eles iam sozinhos, vinham pedir apoio aos Bombeiros, e lá íamos com a ambulância e a Chevrolet. Eles mudavam de roupa no próprio Quartel.

chevrolet bombeiros faialenses

A Chevrolet fazia (e continua a fazer) as delícias da pequenada nos desfiles de Natal

Quando comecei como Comandante dos Bombeiros Voluntários Faialenses, em 1987, decidimos transferir o 1º Banho do Ano para Porto Pim, por uma questão de segurança. Tendo em conta que senhoras e crianças começaram a aderir, entendemos que era melhor assim, por ser uma praia mais segura. Uma das primeiras banhistas deste evento foi a senhora Teresinha Constantino, casada com o Carlos Silveira.

Nos primeiros tempos, íamos até à Bombardeira e era ali que o irmão do Belmiro montava a tasca. Também se chegou a fazer isso junto aos Balneários. Com o tempo, este evento foi-se alargando e hoje são centenas os envolvidos no 1º Banho do Ano.

Lembro-me muito bem disto e das primeiras animações de rua, em que nós, os Bombeiros Faialenses, íamos pela cidade com as crianças e o Pai Natal na Chevrolet”.

Desde há alguns anos que o 1º Banho do Ano no Faial integra o Programa “Natal com Tradição”, da Câmara Municipal da Horta.

1 banho ano 5 2018

Nesta fotografia, pertencente ao álbum de António Fraga, é possível distinguir Carlos Silveira e Teresinha Constantino

O Clube Naval da Horta (CNH) associou-se, uma vez mais, a esta iniciativa, que terminou com almoço no Bar da Fábrica da Baleia, onde não faltou caldo de peixe, peixe frito e iguarias próprias da quadra natalícia.  

1 banho ano 3 2018

Há pessoas que fazem do 1º Banho do Ano um ritual

Este evento contou, ainda, com o apoio das seguintes entidades/empresas: Bico Doce, Juntas de Freguesia da Conceição, Matriz, Angústias, Capelo, Salão, Pedro Miguel, Padaria Nova Era, ImoFaial, Padaria Popular, Hotel do Canal, Construções Varadouro, Novo Rumo, Casa dos Capelinhos, Casal do Vulcão, Fayal kompra, Modelo, Zurich e Câmara do Comércio e Indústria da Horta.

O 1º Banho do Ano tem vindo a ganhar, ano após ano, um número crescente de adeptos, de todas as idades, empenhados em manter a tradição e dar as boas-vindas a um novo ano, onde os maiores desejos passam por saúde, trabalho e paz.

1 banho ano 1 2018

Os banhistas contaram com o incentivo de uma vasta assistência

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.