cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Campeonato de Botes Baleeiros do Pico 2018 – “Senhora de Fátima”, do Faial, ficou em 3º lugar na Regata Terra Baleeira, nas Lajes

Vítor Mota, Mestre da “Walkiria”, foi o Responsável pela Comitiva Faialense

O bote “Senhora de Fátima”, da freguesia de Castelo Branco, da ilha do Faial, com o Oficial António Luís, alcançou o 3º lugar do pódio na Regata Terra Baleeira – Vela – do Campeonato de Botes Baleeiros do Pico 2018, que decorreu este sábado, dia 23, nas Lajes.

Em 1º lugar ficou o bote “Maria Armanda”, das Lajes; e em 2º o “Maria Pequena”, de São Mateus.

A data de realização desta Regata – coincidente com os festejos da noite de São João – impossibilitou que a Secção de Botes Baleeiros da Ilha do Faial tenha tido uma participação tão forte como vem sendo habitual. Devido a esse facto, apenas foram três os botes faialenses envolvidos: “Senhora de Fátima”, de Castelo Branco; “Senhora do Socorro”, do Salão (6º) e “Capelinhos”, da freguesia do Capelo (15º).

rgt terra baleeira 2 2018

Foram 19 os Botes Baleeiros nesta Prova de Vela

A lancha “Walkiria”, do Clube Naval da Horta (CNH), tripulada pelo (seu) Mestre Vítor Mota, saiu do Faial pelas 6h30 deste sábado, demorando cerca de 2 horas e 15 minutos até às Lajes do Pico. Além dos 3 botes do Faial, a “Walkiria” parou em São Mateus para rebocar mais 2 até às Lajes.

rgt terra baleeira 3 2018

Os baleeiros dos novos tempos na competição por um lugar ao sol

rgt terra baleeira 4 2018

A lancha do Faial reviveu a tradição baleeira, rebocando diversos botes

Vítor Mota, Representante e Responsável pela Comitiva do CNH, refere que no total participaram 19 botes baleeiros. Além dos 3 do Faial, veio 1 da Graciosa e 2 de São Jorge (das Velas e do Tôpo), sendo os restantes de várias localidades picoenses.

A Regata foi marcada pelo “pouco vento registado”, o que fez com que cada um dos percursos tenha ultrapassado as 2 horas.

A 1ª etapa contemplou Lajes/Ribeiras – com almoço nas Ribeiras, em cima do cais – e a 2ª ligou as Ribeiras à Calheta.

O Jantar de Entrega de Prémios decorreu no Salão Polivalente da Calheta.

Em prova estiveram 4 lanchas, tendo a “Walkiria”, do CNH, sido uma delas.

“Correu tudo muito bem. É de realçar o facto de o convívio ter começado mais cedo, possibilitando, assim, a participação das tripulações provenientes de zonas mais distantes, o que foi visto com grande agrado. Já houve regatas em que não pudemos estar presentes no convívio devido ao adiantado da hora”, explica Vítor Mota.

A saída do Pico para o Faial aconteceu por volta das 19h30. Nesta viagem de regresso, a “Rainha dos Mares dos Açores” rebocou 8 botes baleeiros: 3 ficaram nas Lajes e 2 em São Mateus. Os restantes 3 vieram até casa.

A chegada ao Faial deu-se já era noite, ainda a tempo de ir festejar São João.

A reportagem fotográfica é da responsabilidade de José Macedo, a quem o Gabinete de Imprensa do CNH agradece o empenhado e profissional trabalho, a que já nos habituou.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.