cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

De 7 a 14 de Julho, na França: Equipa do CNH participa no Campeonato do Mundo de Vela da Classe J80, em Sables D’Olonne

Armando Castro, ‘skipper’, e a sua tripulação: Nuno Santos, José Decq Mota, Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta (CNH); Pedro Rosa e Luís Decq Mota

O Clube Naval da Horta (CNH), a Ilha do Faial e a Região Açores participam, pela primeira vez, no Campeonato do Mundo de Vela da Classe J80, que tem como cenário a baía de Les Sables D’Olonne, na França.

Serão protagonistas desta enorme responsabilidade “4 experientes velejadores” do Clube Naval da Horta (CNH): Armando Castro, na qualidade de ‘skipper’, com os tripulantes Nuno Santos, Pedro Rosa e Luís Decq Mota.

A Apresentação da Equipa e a divulgação do Projecto – baptizado como “Rumo ao Mundial: Os Açores Além Fronteiras” – aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 27, no Hotel Horta, na ilha do Faial, e contou com uma sala cheia, onde se encontravam, além das estrelas, as famílias, amigos, patrocinadores, dirigentes actuais e antigos do Clube Naval da Horta (CNH), destacando-se o Presidente da Direcção do CNH, José Decq Mota; o Director Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores; os Presidentes da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva; da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial (CALF), José Agostinho; da Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA), Jorge Macedo; a Representante da Direcção Regional de Turismo, Conceição Macedo; e elementos da Comunicação Social, entre outros.

A comitiva faialense embarca esta sexta-feira, dia 29 de Junho, regressando a casa no dia 17 de Julho próximo.

O Campeonato decorre entre 7 e 14 de Julho, embora os dias de competição propriamente dita sejam de 9 a 13. Para estes 5 dias de prova, estão previstas 15 regatas.

Esta prova do Campeonato francês é organizada pelo Sports Nautique Sablais, sendo Bernard Davy o Presidente da Comissão Organizadora. Conta com a chancela da Federação Francesa de Vela e da Associação da Classe J80.

apres camp mundo j80 2 2018

Organizadores e Velejadores: Luís Prieto, Gabinete de Imprensa; João Morais, Gabinete Logístico; Nuno Santos, Armando Castro, Pedro Rosa, Luís Decq Mota, Velejadores; e João Duarte, Gabinete Desportivo, além de Marc Chopin, do Gabinete Técnico

Convite surge devido à excelente relação com a Horta

É no âmbito da parceria que perdura há mais de 10 anos entre a Horta e Les Sables D’Olonne no que concerne à organização de grandes eventos náuticos internacionais, visando o desenvolvimento sustentável da náutica de recreio nestas cidades-irmãs, que a cidade francesa na qualidade de anfitriã da organização do 17º Campeonato do Mundo de Vela da Classe J80, decidiu endereçar este Convite (muito directo e pessoal) a Armando Castro que, além de ser muito querido entre os franceses, é um velejador com provas dadas, senhor de um extenso currículo desportivo.

“É no contexto dessa relação antiga que surge o Convite para participar neste importante evento náutico”, explicou Luís Prieto, Responsável pela Apresentação do Projecto, que vincou: “É uma honra extraordinária para os velejadores envolvidos, para a Cidade da Horta, a Ilha do Faial e a Região Açores, pois, certamente que não são muitos os que se podem gabar de estar nesta situação”.

5 dias - 15 regatas

apres camp mundo j80 3 2018

As 15 regatas previstas desenrolar-se-ão de 9 a 13 de Julho

Nesta Prova do Campeonato do Mundo de Vela da Classe J80 perspectiva-se a participação de 120 embarcações – o que corresponde a 10% da frota mundial – tripuladas por cerca de 500 velejadores em representação de 15 países.

Cada barco comporta 4 a 5 velejadores atendendo a que o peso total não pode exceder os 350 quilos. Daí, Luís Prieto ter referido – a brincar mas muito a sério – que o ‘skipper’ teve de se sujeitar a uma dieta.

Trata-se de embarcações monotipo, com 8 metros de cumprimento, 2.50 de largura e 1.50 de calado, sem motor, apenas para navegação costeira.

Entre participantes, técnicos, jornalistas e acompanhantes, são esperados milhares de visitantes, contribuindo para a animação e promoção do evento.

Para tornar viável esta participação e estar ao nível das restantes equipas, foi necessário alugar uma embarcação e seguir um Programa de Treino adaptado às exigências da competição, afirmou Luís Prieto.

Uma equipa competente

apres camp mundo j80 4 2018

Armando Castro está consciente da responsabilidade mas conta com velejadores experientes

O Projecto “Rumo ao Mundial” é composto por 4 velejadores detentores de “currículos invejáveis” na prática da modalidade. Três deles conquistaram mesmo o título de Campeões de Portugal de Vela de Cruzeiro.

Na sua curta mas eloquente intervenção, Armando Castro – Coordenador desta Equipa – começou por agradecer a presença de todos, enaltecendo “a competência” dos seus tripulantes em projectos anteriores, “o que facilitou, e muito, a selecção dos mesmos”.

O homem do leme realçou que este conjunto de navegadores representa “a única equipa açoriana” que ganhou um Campeonato Nacional de Vela.

“O que se pretende – rematou – é dignificar ao mais alto nível o Projecto Desportivo, a Cidade da Horta, a Ilha do Faial e os Açores”, parte integrante de Portugal. 

“Tenho um orgulho enorme em vocês”

apres camp mundo j80 5 2018

Tripulação do CNH: Nuno Santos, Armando Castro, Pedro Rosa e Luís Decq Mota

Luís Prieto explicou que o Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, S.A., Fernando Nascimento, não podendo estar presente, fez questão de deixar uma mensagem, que foi lida pelo apresentador do Projecto.

“Armando Castro e restantes velejadores – todos funcionários desta empresa – lamento a minha ausência mas desejo a todos vós muitos sucessos. Quero sublinhar o enorme orgulho que tenho em vocês.

Garra e muito profissionalismo não faltam. Sorte também faz falta. Bons ventos!”

“Senhor “Armandou” em França e Mister Castro nos EUA”

Convidado a pronunciar-se sobre o Projecto dos “seus” velejadores, José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH, disse ser “fácil e gratificante” falar desta situação. “São velejadores do Clube Naval da Horta, com currículo feito na Vela Ligeira, na Vela de Cruzeiro e na Vela Oceânica. São pessoas que foram, são e continuarão a ser essenciais nos planos e vida do CNH. Só há razões de satisfação por ter havido esta resposta por parte desta belíssima equipa, que irá participar neste Campeonato do Mundo de Vela da Classe J80.

Quero referir-me de forma especial ao Coordenador, Armando Castro, que foi um digníssimo dirigente do CNH. A ele se deveram sempre as inovações qualitativas neste Clube e as inovações foram tantas e tão bem feitas, que surpreenderam todos, incluindo a Federação Portuguesa de Vela. De realçar que o Armando foi o organizador do 1º Campeonato da Classe 480, salvo erro realizado em 1999.

apres camp mundo j80 6 2018

José Decq Mota: “São velejadores do Clube Naval da Horta, com currículo feito na Vela Ligeira, na Vela de Cruzeiro e na Vela Oceânica”

É Gestor Portuário e Director da Marina da Horta, uma empresa que se projecta para os dois lados do Atlântico e está intimamente ligado ao papel que a Horta tem vindo a ganhar na Náutica de Recreio.

Como membro da Comissão Náutica Municipal, é de exaltar a sua acção como captador de regatas internacionais. É graças a todo esse trabalho que se verifia este crescimento, e o Faial, verdade seja dita, tem o condão de atrair.

Este campeão da Vela tem assumido a vocação de divulgador, incentivando a que muitos venham até à Horta. Em França é conhecido como o “senhor Armandou” e nos EUA como o Mister Castro”.

Não é por acaso que o Presidente da Federação Francesa de Vela possui casa no Faial. E é muito bom que assim seja.

O apoio do CNH foi imediato e natural e é um direito que assiste a todos estes velejadores. O facto de estarem nesta sala actuais e antigos dirigentes do CNH é sinal desse apoio, muito merecido. Boa viagem, bons sucessos, bons resultados e... não aumentem de peso!”

Embaixadores do Faial, dos Açores e de Portugal 

O Director Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores, sustentou que “o apoio solicitado foi de imediato concedido”, pois “trata-se de um Projecto que vem na linha de promoção do destino Açores, das regatas internacionais e da economia azul”. E prosseguiu: “Quero deixar uma palavra de reconhecimento a estes velejadores que vão ser os verdadeiros embaixadores do Faial, dos Açores e de Portugal. Em Sables D’Olonne vai estar a nata da Vela Mundial e a nata da Vela Portuguesa.

Uma referência ao João Morais e ao João Duarte, que há anos fazem parte da equipa do Armando, homens da borda de água; e ao Luís Prieto, que acompanha tudo isto com uma paixão especial. Só com gente de qualidade como esta esta se pode engrandecer o nome do Faial. São homens do desporto e da Vela, que funcionam como uma referência para os velejadores do CNH e de outros clubes dos Açores.

Bons ventos! 15 regatas em 5 dias é quase como um ‘trail’ de 70 quilómetros”.

apres camp mundo j80 7 2018

O Hotel Horta foi o espaço escolhido para a Apresentação do Projecto “Rumo ao Mundial” 

A Horta na rota da Vela Mundial

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, ressaltou a “forte ligação” que existe entre a Horta e Les Sables D’Olonne, referindo que “este Convite é o resultado de muitos anos de investimento, regatas e presenças em França”.

“Estamos a marcar presença no Campeonato do Mundo do Futebol e agora também na Vela, embora o Armando não seja um Cristiano. É fundamental fazer da vertente desportiva um veículo de dinamização dos nossos produtos. É assim que se faz promoção no exterior e a preços muito reduzidos.

Naturalmente que a Autarquia apoia este Projecto, porque a Horta está na rota da Vela Mundial. É uma Cidade que respira Vela. Bom trabalho a toda a equipa – que envolve 8 pessoas e não apenas 4 – e embora ganhar seja sempre bom, o mais importante é participar e promover a nossa Terra e o que ela tem de bom, e que é muito”.

apres camp mundo j80 8 2018

Familiares, amigos, patrocinadores, actuais e antigos Dirigentes do CNH, todos se associaram a este Projecto, que leva o nome da Horta até França, terra de amigos

Stand promocional da Horta e dos Açores

Além da vertente desportiva, esta equipa de velejadores do CNH assume, também, o papel de embaixadora da Ilha do Faial e do Arquipélago, no domínio da promoção dos Açores como um destino de excelência.

A captação de turistas é uma aposta subjacente a esta operação de ‘marketing’, se tivermos em conta que 50% da população francesa (67.425.000 habitantes), passa férias fora do país, sendo os destinos mais procurados, por ordem decrescente, Espanha, Grécia, Itália, Portugal, Tunísia e Marrocos.

“O ‘stand’ – focou Luís Prieto – terá uma imagem associada à representação faialense.

Este conjunto representa um excelente veículo de prestígio dos Açores”.

“O Campeonato do Mundo de Vela da Classe J80 trará à cidade de Les Sables D’Olonne milhares de pessoas essencialmente ligadas ao mundo da Vela de Alta Competição, onde se insere um elevado número de Órgãos de Comunicação Social, que se deslocarão ao local para a cobertura integral do evento”.

Neste cenário, a Organização pretende “expôr a embarcação devidamente decorada com os logótipos e bandeiras dos patrocinadores em locais de destaque, bem como exibir filmes promocionais, distribuir ‘flyers’ publicitários e promover a degustação de produtos gastronómicos no 'stand‘ devidamente preparado para o efeito”.

A embarcação usada pela tripulação do CNH vai ostentar as cores dos Açores, com bandeiras do Clube Naval da Horta, do Município hortense e autocolantes dos principais patrocinadores (‘sponsors’) que ajudaram a tornar realidade este Projecto e que são: Clube Naval da Horta, Governo dos Açores, Câmara Municipal da Horta, Portos dos Açores, S.A., Agência de Viagens “Aerohorta”, Hotel Horta, Mutualista, LactoAçores e Espaço X.

“Tendo em conta as características muito peculiares deste Projecto, estamos certos de que, para além do prestígio em termos de representação desportiva, este será sem dúvida um excelente veículo de promoção para os nossos patrocinadores e entidades associadas”, acentuou Luís Prieto.

Sables D’Olonne: Capital da Vela de Alta Competição

“Ao longo dos anos, a  cidade de Les Sables D’Olonne tem sido palco de largada das mais importantes regatas oceânicas a nível mundial, sobressaindo a “Vendée Globe”, a “Les Sables-Les Açores-Les Sables”, a “Les Sables-Horta-Les Sables”, a “Solo Maître Coque”, a “Solitaire du Figaro” e o “Tour de França à La Voile”, assumindo actualmente o estatuto de Capital Europeia da Vela Oceânica de Alta Competição”, avivou o Apresentador.

Na sua apresentação, este Responsável do Gabinete de Imprensa da Prova, lembrou que, em Novembro de 2016, aquando da largada da última “Vendée Globe” – Volta ao Mundo sem escalas e sem assistência – encontravam-se 350 mil pessoas a assistir, o que é “algo de extraordinário”. Este acontecimento foi mesmo considerado como o 3º evento desportivo mais importante do mundo, sendo os Jogos Olímpicos o 1º e o 2º o Campeonato da Europa de Futebol. Nas duas semanas que antecederam a largada desta Regata, visitaram a cidade de Les Sables D’Olonne cerca de 1,5 milhões de pessoas, das quais 1.676 eram jornalistas credenciados de todo o mundo – pulverizando todos os recordes de assistência num evento desportivo”.

A cidade de Les Sables D’Olonne, sub-prefeitura do Departement de La Vendée, localizada na região do Pays de la Loire, é a principal cidade da “Costa da Luz”. Com uma população permanente que ronda os 60 mil habitantes, tem como principais actividades económicas a indústria, a náutica, o turismo e a pesca. Constituindo um destino turístico por excelência, mais do que duplica a sua população durante a época alta, atingindo entre 120 a 150 mil pessoas em circulação diária.

Três regatas em Julho na cidade de Les Sables D’Olonne

A apetência para a prática dos desportos  náuticos registada por esta cidade francesa – que há anos mantém uma relação especial com a Horta – fica bem patenteada no número de eventos que ali têm como partida/meta ou realização. Assim, no próximo domingo, 1 de Julho, parte de Les Sables D’Olonne a “Golden Globo Race”, uma Volta ao Mundo sem escalas e sem assistência, que visa assinalar os 50 anos dessa primeira grande competição, que tem em Sir Robin Knox-Johnston, uma referência para todos os velejadores.

Tendo em conta este histórico, a Classe Internacional J80 decidiu atribuir à cidade de Les Sables D’Olonne a organização do 17º Campeonato do Mundo desta dinâmica Classe (J80), implantada em 15 países, que conta com cerca de 1.600 associados proprietários de embarcações.

No dia 22 de Julho próximo, parte rumo ao Faial a Regata “Les Sables/Les Açores/Les Sables”, cujos barcos se prevê comecem a chegar a partir do dia 3 de Agosto, zarpando rumo a França no dia 7 do mesmo mês. Trata-se de uma Regata destinada a embarcações de Série e Protótipos da Classe Mini 6.50, que vêm habitualmente à Horta, assim como a Regata da Classe 40 pés.

apres camp mundo j80 9 2018

O Projecto “Rumo ao Mundial” constitui um excelente veículo de promoção do Faial

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.