cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2018: 14 nadadores participam na 3ª Travessia do Canal em Águas Abertas

A Travessia realiza-se esta quinta-feira, dia 2 de Agosto, no sentido Faial/Pico. 

São 14 os nadadores (12 homens e 2 mulheres) que realizam esta quinta-feira, dia 2 de Agosto, a Travessia do Canal em Águas Abertas, no sentido Faial/Pico.

O ‘Briefing’ destinado aos Nadadores e ‘Skippers’ das embarcações de apoio, decorreu na tarde desta quarta-feira, dia 1, na Tenda Multiusos do Clube Naval da Horta (CNH).

Na sua curta intervenção, José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH, começou por agradecer a presença de todos, referindo que “esta Travessia representa algo simples mas importante”, marcando o início do Festival Náutico da Semana do Mar 2018.

“É a primeira iniciativa de um conjunto de vários eventos, dentro das 12 modalidades que são praticadas no Clube Naval da Horta”, referiu este Dirigente, ressaltando que “o objectivo desta Travessia vai no sentido de, a pouco e pouco – o que já está na cabeça de alguns nadadores de águas abertas – esta Prova ganhe um estatuto de referência”.

De realçar que a Travessia do Canal em Águas Abertas – a 3ª que é promovida e organizada pelo CNH – está homologada pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), contando com arbitragem oficial.

Olga Marques, Vice-Presidente da Direcção do CNH, é a Responsável e Juiz Árbitro da Travessia.

“O objectivo da Organização é criar as melhores condições possíveis para os atletas”, vincou José Decq Mota. Daí, “o esforço organizativo ser grande e constante”.

O mais alto Responsável pela única instituição náutica faialense manifestou o seu regozijo pelas boas condições meteorológicas previstas para esta quinta-feira, contrariamente ao que se verificou em 2017. “Este ano, estamos com sorte. O horário é compatível com a maré, que não será muito forte assim como o vento”.

sm2018 briefing aguas abertas 5 2018

Mais de 7 quilómetros a nadar

Coube a Pedro Afonso, Director de Prova, a explanação dos meandros da Travessia Faial/Pico, uma distância de 7,7 quilómetros.

A concentração no CNH está marcada para as 8h30, devendo a saída acontecer pelas 9h15. A partida será dada pelas 10 horas, entre montes, no Faial, e a chegada acontecerá no porto da Areia Larga –- escaleira Norte, na ilha do Pico.

O tempo máximo de realização da Prova é de 5 horas, pelo que às 15 será feito o encerramento da mesma.

Cada nadador conta com um barco de apoio, o qual deve manter uma distância mínima de 5 metros do atleta.

Para além dos barcos de apoio, o CNH colocará ao serviço dos participantes uma embarcação de apoio equipada com serviço de primeiros socorros, médico, enfermeiros e nadadores-salvadores.

Todos os participantes contam com um seguro, sendo obrigatório o uso de óculos e de uma touca numerada, para melhor identificação.

O uso do fato fica ao critério de cada um, sendo certo que existem classificações diferentes para quem nadar com e sem fato.

As paragens não são obrigatórias, estando o nadador impedido de tocar na embarcação de apoio.

A Cerimónia de Entrega de Prémios terá lugar pela 18h30 desta quinta-feira, na Tenda Multiusos do CNH.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.