cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico 2018: XIII Encontro Internacional de Vela Ligeira

XIII EIVL conta com 12 clubes e cerca de 100 atletas dos Açores, Madeira e Portugal continental

O XIII Encontro Internacional de Vela Ligeira (EIVL), que decorre nos dias 6, 7 e 8 deste mês no Faial, no âmbito do Festival Náutico da Semana do Mar de 2018, conta com 12 clubes participantes e cerca de 100 atletas, oriundos dos Açores, Madeira e Portugal continental.

As delegações participantes neste Encontro Internacional de Vela Ligeira rondam os 150 elementos, entre Velejadores, Treinadores, Dirigentes e Colaboradores, tendo chegado ao Faial entre sexta-feira (dia 3) e domingo (dia 5).

Esta Prova, que é já uma referência no mundo da Vela Ligeira tendo em conta a convergência anual que proporciona, é organizada pelo Clube Naval da Horta (CNH).

Os atletas – das Classes Classes Optimist, 420, Laser 4.7. Laser Radial, Hansa 2.3 e Hansa 303 – representam os seguintes clubes: Clube Naval da Horta (clube anfitrião), Clube Naval de Vila Franca do Campo, Clube Naval de Ponta Delgada (ilha de São Miguel), Clube Naval do Funchal (Madeira), Clube Naval de Cascais, Clube de Vela do Tejo, Clube Naval de Portimão, BBDouro, Sport Club do Porto, Clube de Vela de Viana do Castelo, Clube Naval da Costa Nova (Aveiro) e Escola Nacional de Vela Adaptada.

De realçar que o Clube Naval da Horta é o único clube dos Açores que conta com velejadores na Classe Hansa (Vela Adaptada), tendo sido pioneiro no que concerne à Vela inclusiva. Além do seu pioneirismo – que resulta de uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial: APADIF, instituída no fim de 2011 – o CNH continua a ser o único que nos Açores mantém esta Classe com actividade regular, disputando provas a nível nacional, tendo mesmo organizado o Campeonato Nacional em 2014, orgulhando-se de o seu velejador Rui Dowling ter alcançado o título de Campeão Nacional no ano de 2016.

Alguns destes clubes há já vários anos que participam neste evento náutico, como é o caso do Clube Naval de Portimão, que este ano traz de novo ao Faial a velejadora Beatriz Cintra, Vencedora do Ranking Nacional em Feminino e 2ª classificada da geral.

Duarte Araújo, Treinador de Competição do CNH, revela que esta atleta de topo, vai representar Portugal no Mundial, tendo abdicado de uma regata de preparação com o obectivo de participar no XIII EIVL, no Faial, onde já tem amigos.

Referência, também, para o Clube de Vela de Viana do Castelo, comitiva onde se integra a velejadora Lara Carvalho – uma cara bem conhecida dos faialenses – que esteve a representar Portugal no Campeonato Europeu.

A Cerimónia de Entrega de Prémios deste Encontro Internacional de Vela Ligeira decorrerá na tarde do dia 8 (quarta-feira próxima), um pretexto para a comunidade da Vela conviver e trocar experiências e conhecimentos, para além das amizades que se estabelecem.

Este evento constitui uma excelente oportunidade para os velejadores do CNH competirem numa frota grande e experiente, contribuindo para a sua evolução enquanto atletas.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.