azores logo 2  
      

A “Atlantis Cup – Regata da Autonomia”

A Atlantis Cup – Regata da Autonomia é a principal regata de vela de cruzeiro realizada no mar açoriano e das mais importantes de Portugal. É com justificado orgulho que registamos ter este evento o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

No presente ano realizar-se-á o 2º percurso do conjunto de três que se destinam a tocar em todas as ilhas dos Açores. Este objectivo de envolver todas as Ilhas na Regata da Autonomia, foi lançado em 2013 pela Senhora Presidente da Assembleia Legislativa e será cumprido entre o 40º Aniversário da institucionalização da Autonomia Regional dos Açores, que se assinalou em 2016 e o 30º Aniversário da Atlantis Cup – Regata da Autonomia, que se comemorará em 2018. Depois de em 2016 a Atlantis Cup – Regata da Autonomia, ter estado no Grupo Ocidental – Flores e Corvo e ter tocado em S. Jorge, é tempo de centrar toda a atenção no Grupo Oriental – S. Miguel e Sta. Maria.

Assim no ano de 2017 a Atlantis Cup – Regata da Autonomia (AC-RA) largará de Ponta Delgada, a 1º etapa ligará esse porto a Vila do Porto, a 2ª etapa ligará Vila do Porto a Vila Franca do Campo, em S. Miguel e a 3ª etapa, iniciada em Vila Franca terminará na Horta. Em 2018 a AC-RA será centrada no Grupo Central, Faial, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge, envolvendo os portos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória e as ilhas Graciosa e Pico.

O nosso objectivo central é o de realizar sempre uma Regata oceânica, que atraia participantes, que promova os Açores e que dignifique a Autonomia. De realçar que a AC-RA, independentemente do percurso, em cada um destes anos, terminará sempre na Horta, no dia da abertura oficial da “Semana do Mar” e do seu intenso Festival Náutico.

 

jose decq mota 2015

José Decq Mota

Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta

 

                  arc_logo