Atlantis Cup - Regata da Autonomia

alraa logo azores logo 2madalena logo cmah logo praia vitoria logo sta cruz graciosa logocmh logo

A Atlantis Cup – Regata da Autonomia (AC-RA) é a principal regata de vela de cruzeiro realizada no mar açoriano e uma das mais importantes de Portugal. É com justificado orgulho que registamos ter este evento o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o apoio de Entidades Regionais, Municipais e de diversas Empresas com atividade na Região Autónoma dos Açores.

No presente ano realizar-se-á o 3º percurso do conjunto de três que se destinam a tocar em todas as ilhas dos Açores. Este objetivo de envolver todas as Ilhas na Regata da Autonomia, foi um desafio lançado em 2013 pela Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e será cumprido entre o 40º Aniversário da institucionalização da Autonomia Regional dos Açores, que se assinalou em 2016 e o 30º Aniversário da AC-RA, que se comemora neste ano de 2018.

 Em 2016 a AC-RA, esteve no Grupo Ocidental – Flores e Corvo -  e tocou em S. Jorge. Nas Flores o porto da largada foi o Porto das Lages, no Corvo a escala foi feita no Porto da Casa da Vila Nova e em S.  Jorge na Marina das Velas.

Em ano 2017 AC-RA largou de Ponta Delgada, realizando a 1º etapa para Vila do Porto, Sta Maria, a 2ª etapa ligou Vila do Porto a Vila Franca do Campo, em S. Miguel e a 3ª etapa, iniciada em Vila Franca do Campo terminou na Horta.

Em 2018 a AC-RA será centrada nas ilhas do Grupo Central, nomeadamente, Faial, Pico, Terceira e Graciosa, envolvendo os portos da Madalena do Pico, de Angra do Heroísmo, da Praia da Vitória, da Praia da Graciosa e da Horta.

A largada da 30ª Atlantis Cup-Regata da Autonomia será dada na Madalena do Pico e a 1ª etapa visará atingir Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Após o reposicionamento da frota no porto da Praia da Vitória a 2º etapa ligara esse porto da Terceira ao porto da Praia da Graciosa. A 3º e última etapa ligará a Praia da Graciosa à Horta, ilha do Faial.

O nosso objetivo central é o de realizar sempre uma Regata Oceânica, que atraia participantes, que promova os Açores e que dignifique a Autonomia.

De realçar que a AC-RA, independentemente do percurso, em cada um destes anos, terminou e terminará na Horta, no dia da Abertura Oficial da “Semana do Mar” e do seu intenso, variado e qualificado Festival Náutico.

José Decq Mota
Presidente da Direcção do Clube Naval da Horta

 

Apoios

ac2018 apoios