cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

25 anos - Atlantis Cup – Regata da Autonomia 2013

Frota Atlantis Cup “desafia” mar açoriano

Perto de quarenta veleiros partiram hoje da ilha de Santa Maria rumo a São Miguel. Velejadores de todo o mundo participam na mais impressionante prova de vela realizada no arquipélago açoriano, a Atlantis Cup. Este ano, a Regata da Autonomia celebra 25 anos de existência e tem um número record de barcos inscritos.

Texto: Fúlvia Almeida – Mar de Histórias
Fotos: Alzira Luís/António João

Já está no mar a 25ª Atlantis Cup. Este ano, data em que celebra um quarto de século, a Regata da Autonomia conta com quarenta (40) barcos inscritos, o maior número de sempre, e 175 tripulantes.

Dispostos a vencer, velejadores de diferentes partes do mundo, iniciaram este Domingo, dia 28 de Julho, a primeira perna da competição, que liga Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, a Ponta Delgada, capital de São Miguel.

À hora da largada, 13 horas, o vento rondava os 7 nós. O primeiro veleiro a rondar a baliza de desmarque foi o Açor de João Leal, seguido do XCape de Luís Quintino. O terceiro a largar foi o Matrix II, de António Duarte.

Esta primeira etapa, das três que compõem a prova, tem um total de 57 milhas náuticas. Com previsão de subida de vento para as próximas horas, as primeiras embarcações deverão cortar a linha de chegada hoje ao pôr-do-sol.

Nesta edição de 2013, a maior parte das tripulações vem de diversas ilhas açorianas e do Continente, mas há também barcos provenientes de distintas partes da Europa, dos Estados Unidos da América e do arquipélago da Madeira. Para Jorge Macedo, vice-presidente da direção do Clube Naval da Horta, organizador do evento, “está assim confirmada a tão almejada internacionalização da Atlantis Cup”.

Com um forte cariz competitivo, não só pelo elevado número de participantes, mas também pela natureza das embarcações, com tripulações bem preparadas, este ano a prova promete ser uma das mais aguerridas e emocionantes em termos desportivos. Quinze barcos estão inscritos na classe ORC – Offshore Racing Congress, treze em ANC – Associação Nacional de Cruzeiros e doze em Open (classe que não está sujeita aos ratings).

A segunda etapa desta competição tem início marcado para o próximo dia 31 de Julho e liga Ponta Delgada a Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. A última etapa, entre Angra e Horta, arranca a 3 de Agosto. A prova termina no Faial, com o habitual jantar de entrega de prémios, no dia 6.

A Atlantis Cup realiza-se desde 1987, tendo sido interrompida no ano de 1998, devido ao forte terramoto que atingiu as ilhas do Faial e do Pico. Atualmente, é uma das mais importantes competições oceânicas a nível nacional e proporciona a quem participa o prazer de velejar em pleno Atlântico, num cenário de “cortar a respiração”.

Para levar a cabo este evento o Clube Naval da Horta conta com diversos apoios: Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Direcção Regional de Turismo, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores SA e Capitanias do Porto de: Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

A Atlantis Cup tem como grande patrocinador a Liberty Seguros.

Para mais informações contactar:
Mar de Histórias: Tel. 289 312 395 / 914602922
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.mardehistorias.pt

Mais informações sobre a regata em http://ac2013.cnhorta.org
Siga a regata no Facebook em https://www.facebook.com/AtlantisCup