cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

25 anos - Atlantis Cup – Regata da Autonomia 2013

Atlantis Cup chega a Ponta Delgada

O Açor de João Leal foi o primeiro a cumprir a etapa entre Vila do Porto, ilha de Santa Maria, e Ponta Delgada, capital de São Miguel.

Texto: Fúlvia Almeida – Mar de Histórias
Fotos: Rogério Feio

Está terminada a primeira perna da 25ª Atlantis Cup, que ligou Vila do Porto a Ponta Delgada.

Os primeiros barcos chegaram à capital da ilha de São Miguel ao cair da noite. Eram 21h25m, quando o Açor, comandado por João Leal, cortou a linha de chegada, conseguindo liderar a tabela de classificações na sua classe (ORC 1).

O segundo barco, a dar como cumpridas as 57 milhas, foi o Xcape de Luís Quintino, que chegou às 22h14m.

Seguiu-se o Rift, de Carlos Moniz e quarenta minutos mais tarde o Exocet de Filipe Rodrigues. O quinto barco a cortar a linha foi o Matrix II, de António Duarte. (ver classificações provisórias)

A maior parte das tripulações fala de uma etapa sem grandes dificuldades, na qual o vento só faltou nas últimas sete milhas. Parados, com Ponta Delgada no horizonte, alguns velejadores optaram por ligar os motores e desistir de completar a primeira fase da competição.

O inicio da segunda etapa da Atlantis Cup 2013 está marcada para esta quarta feira, dia 31, e liga Ponta Delgada a Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. Os velejadores terão pela frente 92 milhas.

Antes da largada para Angra do Heroísmo, skippers e tripulantes têm ainda agendado em Ponta Delgada um evento social, em tom de boas-vindas. A Atlantis Cup 2013 conta com tripulações vindas de diversas ilhas açorianas, do Continente, de distintas partes da Europa, dos Estados Unidos da América e do arquipélago da Madeira. Fato que realça a dimensão da regata e o seu carácter internacional.
A 25ª edição da Atlantis Cup tem o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e conta ainda com o apoio das seguintes instituições: Direcção Regional de Turismo, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube, Clube Naval de Vila do Porto, Câmara Municipal da Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores SA e Capitanias do Porto de: Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

A seguradora Liberty Seguros é o maior patrocinador privado da prova.

Para mais informações contactar:
Mar de Histórias: Tel. 289 312 395 / 914602922
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.mardehistorias.pt

Mais informações sobre a regata em http://ac2013.cnhorta.org
Siga a regata no Facebook em https://www.facebook.com/AtlantisCup