cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Equipa Abu Dhabi convida dirigentes do CNH a visitarem a sua base de treinos na Marina de Cascais

A convite da Equipa Abu Dhabi Ocean Racing, o Presidente e Vice-Presidentes do Clube Naval da Horta (CNH), respectivamente José Decq Mota e Jorge Macedo, visitaram, esta sexta-feira, dia 14, a base de treinos destes velejadores mundiais, montada na Marina de Cascais.

A comitiva, que foi recebida pelo Director Técnico da Equipa Abu Dhabi Ocean Racing, Phillip Allen, integrava ainda o Presidente do Angra Iate Clube, da ilha Terceira, Augusto Silva, e o colaborador do CNH em Lisboa, Rodrigo Moreira Rato. Esta equipa é composta por 25 elementos, sendo 8 velejadores mais 1 (o 9º elemento é responsável pela produção de conteúdos, entre outras tarefas) e 16 em terra, pessoas com todas as competências: electricista, engenheiro, responsável pelas viagens, alojamento, planeamento das etapas seguintes, etc).



Esta é a segunda vez que a Equipa Abu Dhabi Ocean Racing tem a sua base de treinos montada na Marina de Cascais, onde vai estar em treinos durante 4 meses, com deslocações à América, à Inglaterra, à França e a outros locais. Foi igualmente encontrado um espaço, dentro da Marina, que funciona como cantina da Equipa, a qual dispõe de televisão, internet e outros confortos. O facto de se encontrarem muito perto de mar aberto, onde treinam com regularidade – além da existência do ginásio do Clube Naval de Cascais a uns escassos metros – e de o aeroporto estar bastante próximo, o que facilita ligações aéreas com muita facilidade, são razões que levaram estes participantes em ralies marítimos a estabelecerem-se em Portugal.

Phillip Allen explica que esta logística montada num espaço privado, dentro da Marina de Cascais, permite que a Equipa fique livre da confusão do dia-a-dia, podendo realizar os mais diversos trabalhos longe da vista e da curiosidade das pessoas. A visita guiada às diversas secções da base de treinos permitiu indagar que nada foi deixado ao acaso, havendo organização, trabalho de equipa e grande controlo financeiro. Neste espaço restrito, encontram-se todos os materiais necessários à manutenção e reparação de avarias, bem como pessoal técnico credenciado. Trata-se de uma verdadeira oficina da Fórmula 1, neste caso adapatada a barcos. No mar, encontram-se os barcos de assistência.

Embora a Volvo Ocean Race – Round The World – só se realize em Setembro próximo, a logística já está praticamente montada e os treinos são uma realidade.

Esta prova mundial é a mais emblemática em termos de mediatismo, sendo patrocinada pela Volvo. Como tal, esta empresa disponibiliza sempre uma frota de viaturas que são utilizadas por esta Equipa, onde quer que se encontre.

A Equipa Abu Dhabi Ocean Racing é composta por ingleses, e gerida por dois sócios, que têm a sua empresa sedeada nos Emirados Árabes.

O Presidente do Clube Naval da Horta convidou Phillip Allen a visitar o Faial e o Clube que dirige, tendo ficado agradado com a ideia, ao mesmo tempo que fez questão de oferecer um mimo com a marca da sua Equipa, para que seja sempre lembrada: uma t-shirt com o nome Abu Dhabi Ocean Racing.

Foto (da esquerda para a direita): Rodrigo Moreira Rato, Augusto Silva, Phillip Allen, José Decq Mota, Jorge Macedo