Rui Campos do CNH representa os Açores no Campeonato Nacional de Xadrez, em Famalicão – esta é a 1ª vez que um atleta não micaelense consegue tal proeza

O Responsável pela Secção de Xadrez do Clube Naval da Horta (CNH), Rui Campos, fez uma retrospectiva da actividade levada a cabo desde o início da presente época, ao mesmo tempo que revelou as acções programadas até ao final desta temporada, que termina em Julho próximo.

Realizou-se de 8 a 15 deste mês, na ilha de São Miguel, a Final do Campeonato Regional Individual Absolutos dos Açores (CRIA) de Xadrez. Pela Secção de Xadrez do Clube Naval da Horta (CNH), participaram Rui Campos e António Sousa, havendo mais 6 concorrentes de outras ilhas (1 de São Jorge e os restantes de São Miguel).



Rui Campos conseguiu o 1º lugar, feito nunca antes alcançado por nenhum jogador de fora da ilha de São Miguel. Assim sendo, Rui Campos irá ser o representante açoriano no Campeonato Nacional, que decorrerá de 6 a 12 de Julho, em Famalicão.

António Sousa, também do CNH, arrancou um 4º lugar no cômputo geral.


Vencedores do CRIA: Nuno Sá, da equipa da Universidade dos Açores; Rui Campos, 1º classificado, da Secção de Xadrez do CNH; e José Guerra, da equipa do Operário de São Miguel

Actividade em retrospectiva

A equipa de Xadrez do Clube Naval da Horta é composta por Rui Campos, António Sousa, Domenico Bettani e Pedro Terra. De acordo com informações do Responsável pela Secção de Xadrez do CNH, Rui Campos, a equipa faialense foi a Lisboa, nos meses de Fevereiro e Maio últimos, participar em provas da 3ª Divisão Nacional.

Na Série E, de que faz parte a equipa do CNH, existem 8 equipas. Em termos de performances, os faialenses ficaram na 6ª posição, mas em igualdade de pontos com os colegas do 4º e 5º lugares.

Na Taça de Portugal, a equipa de Xadrez do CNH saiu derrotada frente ao Operário (São Miguel), com os resultados de 3-1. Foi esta equipa micaelense que representou os Açores, em Abril último, na competição a nível nacional.

Fazendo uma retrospectiva geral desde o início da presente época – a qual termina em Julho próximo – recorde-se que em Novembro e Dezembro últimos, Rui Campos participou no Campeonato de Semi-Rápidas, em São Miguel, tendo ficado em 3º lugar a nível regional.


Equipa de Xadrez do Clube Naval da Horta: Domenico Bettani, Rui Campos, António Sousa e Pedro Terra

Fotografias cedidas por: Rui Campos