cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

No CNH: Encontram-se abertas inscrições para Aulas de Iniciação ao Xadrez

O Xadrez desenvolve a capacidade cognitiva do jogador

Dando continuidade à Secção de Xadrez do Clube Naval da Horta (CNH), em marcha há mais de uma década, e atendendo ao interesse manifestado por alguns Sócios, esta instituição náutica informa que se encontram abertas inscrições para Aulas de Iniciação ao Xadrez (Adultos e Crianças), as quais serão ministradas por um professor com experiência nesta modalidade.

Prevê-se que as aulas arranquem em Janeiro de 2019.

Os interessados devem inscrever-se na Secretaria do CNH, onde serão facultadas mais informações sobre esta iniciativa (horário, custos, etc), que decorrerá no Centro de Formação de Deportistas Náuticos (CFDN) do CNH.

centro formacao desportistas nauticos 2017

As aulas deverão arrancar em Janeiro de 2019

O Xadrez é um jogo de tabuleiro, com 64 casas alternadas entre brancas e pretas, disputado por dois jogadores. Cada jogador possui 16 peças da mesma cor: 1 rei, 1 rainha, 2 bispos, 2 cavalos, 2 torres e 2 peões.

O Xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo, assim, a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, faz parte do currículo escolar básico de dezenas de países. Vários projectos oficiais apontam melhorias significativas nalguns aspectos, tais como: memória, imaginação, concentração, planeamento, tomada de decisões e inteligência.

Mas não são somente as habilidades mentais que melhoram com o desenvolvimento do jogo, mas, também, outras habilidades como: perseverança, capacidade de estudo, auto-conhecimento, organização pessoal, motivação e ambição.

Todo esse processo faz parte da “construção do indivíduo” e, como jogo, o Xadrez pode ser uma forte ferramenta para facilitar esse caminho.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.