“No Stress”, “Boreas” e Soraya”, ganharam a Regata Horta-Velas-Horta

“Reinou um convívio espetacular nas Velas de São Jorge”

Em declarações ao Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta (CNH), o Diretor da Secção de Vela de Cruzeiro do CNH, Luís Costa, revela que “a Regata Horta-Velas-Horta – realizada nos dias 8 e 9 do corrente – decorreu muito bem, com condições de vento favoráveis à prática da Vela, o que fez com que todos os participantes tivessem conseguido bons tempos nas duas etapas da prova”.
Inscreveram-se 10 participantes, dos quais 9 deram a largada na 1ª etapa e 8 na 2ª etapa.

rgt horta velas horta 7 2017
Luís Costa; António Oliveira, skipper do “No Stress”, vencedor do 1º prémio; e o Capitão do Porto da Horta

Luís Costa explica que “na linha, as embarcações que chegaram em 1º lugar foram a “SORAYA” de Frederico Rodrigues; a “BOREAS” de Luís Morais; e a “MARIAZINHA” com José Gonçalves, só que, como a Classe de participação era OPEN, obrigou à aplicação de um fator de correção tendo em conta as dimensões das embarcações. Isso fez com que o grande vencedor da Regata Horta-Velas-Horta tenha sido o “NO STRESS” capitaneado por António Oliveira, seguido do “BOREAS” com o skipper Luís Morais; e o “SORAYA” com o skipper Frederico Rodrigues. Na etapa Velas-Horta a classificação na linha e a final foi a mesma”.

Instado a descrever a forma como os velejadores do CNH foram acolhidos nas Velas de São Jorge, este Dirigente salienta que “viveram-se momentos de são e fraterno convívio entre todos os participantes, podendo dizer-se que reinou um ambiente espetacular. Todos foram unânimes em afirmar que, em 2018, a Regata se faça partindo do Faial na sexta-feira, regressando no domingo”.

Refira-se que esta 2ª etapa fez parte das comemorações do Dia da Marinha, tendo a Entrega de Prémios da 2ª perna tido lugar pelas 19 horas deste domingo, dia 9, no Bar do Clube Naval da Horta. Na ocasião, o Capitão do Porto da Horta, Rafael Silva, realçou “a excelente colaboração e cooperação que o Clube Naval da Horta tem com a Marinha” e aceitou o repto lançado por Luís Costa para que a etapa desta Regata que liga as Velas à Horta passe a ser a do Dia da Marinha.

rgt horta velas horta 6 2017
A embarcação “Boreas” ficou no 2º lugar do pódio

O Diretor da Secção de Vela de Cruzeiro do CNH sublinhou que “a histórica Regata da Marinha era esta Regata Horta-Velas-Horta e que todos os anos fazia deslocar às Velas de São Jorge inúmeras embarcações, sendo a própria Marinha a responsável pelo transporte”. “Como tal – vincou este Dirigente – fazia todo o sentido que voltássemos a comemorar este Dia por ocasião desta Regata”.

Luís Costa (simultaneamente Vice-Presidente do CNH) agradeceu o facto de a Marinha se ter associado ao Clube Naval da Horta na comemoração desta data e demonstrou interesse em que o Clube patrocinasse os Prémios desta etapa. Este Responsável rematou, vincando que “esta instituição náutica tem sempre as suas portas abertas para cooperar e colaborar na medida das suas capacidades com a Autoridade Marítima, o que tem sido uma constante até hoje”.

A próxima atividades da Secção de Vela de Cruzeiro do CNH é a grande Atlantis Cup - Regata da Autonomia, que larga de Ponta Delgada no dia 30 de julho e, que, este ano contempla as ilhas de São Miguel e Santa Maria, terminando, como habitualmente, na Cidade-Mar: a Horta!

rgt horta velas horta 5 2017
Humberto Rodrigues, skipper do “Soraya”, vencedor do 3º lugar, ladeado pelo Diretor da Secção de Vela de Cruzeiro do CNH, Luís Costa, e pelo Capitão do Porto da Horta, Rafael Silva

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.