Notícias
Apresentação Pública da VIII Regata Internacional de Botes Baleeiros
Realizou-se nesta terça-feira, dia 16, no Hotel do Canal, a Apresentação Pública da VIII Regata Internacional de Botes Baleeiros. A prova tem como entidades promotoras a Associação de Municípios da Ilha do Pico e a Camara Municipal da Horta, cabendo ao Clube Náutico de Santa Cruz e às outras entidades picoenses com património baleeiro a organização da parte da prova que se realiza no Pico e ao Clube Naval da Horta e à Secção de Botes Baleeiros do Faial a organização da parte da prova que se realiza no Faial.
A apresentação, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo da Silva, contou com a presença do Representante da Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP), Vereador Mário Tomé e do Presidente do Clube Naval da Horta, José Decq Mota.
A VIII Regata Internacional de Botes Baleeiros realizar-se-á nas ilhas do Pico e do Faial, entre os dias 1 e 6 de Julho. As provas propriamente ditas vão disputar-se em vela e em remo, com a participação de uma tripulação masculina e uma feminina de cada interveniente participante: Azorean Maritime Heritage Society de New Bedford, ilha do Pico e ilha do Faial. Desta forma, utilizando três botes pré selecionados, cada tripulação competirá em cada um dos botes à vela e em remo. Haverá, portanto, três regatas à vela entre as tripulações femininas e masculinas, sucedendo-se o mesmo com as regatas de remo.
A primeira parte da regata será a 3 de Julho, em Santa Cruz das Ribeiras, e o final da regata, no dia 5, na Baía da Horta.
No dia 4 está prevista a Regata “4 de Julho”, também na Baía da Horta, associando dois importantes marcos da história faialense e americana: o aniversário da Independência dos Estados Unidos e a elevação da Horta a cidade. Esta prova será especialmente dedicada à comitiva de New Bedford, dando oportunidade às suas tripulações de se integrarem numa regata de maiores dimensões, tendo para isso botes à sua disposição.
Promovida, alternadamente, entre New Bedford e Pico/Faial, é um momento de aproximação entre as comunidades locais e a comunidade luso descendente de New Bedford, cidade irmã da Horta, e da zona da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.
A Regata Internacional de Botes Baleeiros tem constituído um enorme contributo para a divulgação internacional e para o estudo das raízes do bote baleeiro açoriano, sendo este, por sua vez, uma evolução do bote americano. Além disso, esta Prova junta o movimento de classificação, recuperação e utilização desportiva do bote baleeiro açoriano desenvolvido na Região ao movimento de preservação da memória e utilização desportiva do bote baleeiro criado em New Bedford pela Comunidade Luso Descendente, através da Azorean Maritime Heritage Society.
PROGRAMA – VIII Regata Internacional de Botes Baleeiros 2015
Dia 1 – Chegada da Comitiva de New Bedford à Horta
Dia 2 – Treino e Programa Social no Pico
Dia 3 – Provas da VIII Regata Internacional – Porto de Stª Cruz das Ribeiras
Dia 4 – Regata “4 de Julho”, em homenagem aos visitantes – Baía da Horta
Dia 5 – Provas da VIII Regata Internacional – Horta
Dia 6 – Programa Social no Faial
Dia 7 – Partida da comitiva de New Bedford