cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Entrevista ao Presidente do CNH, José Decq Mota

jose decq mota 2015

José Decq Mota, Presidente do Clube Naval da Horta
Fotografia de: Ana Borba

 Em entrevista ao Gabinete de Imprensa do CNH, José Decq Mota fez-nos o balanço das atividades do clube e das várias secções, no decorrer da primeira metade do ano de 2015.

Gabinete de Imprensa: Que balanço que faz do primeiro semestre de 2015 nas várias atividades do Clube Naval da Horta?
José Decq Mota: O balanço geral é que foi um semestre com grande atividade e, portanto, bastante positivo. Este ano caracteriza-se por um facto que foi novo. A primeira grande iniciativa do ano realizou-se no fim do mês de março, nas férias da Páscoa, que foi o EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis, em vela.

Gabinete de Imprensa: Que carácter especial trouxe a organização da Prova para o Clube e para a cidade da Horta?
José Decq Mota: O EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis foi promovido pela Federação Portuguesa de Vela e pela Associação Regional de Vela dos Açores e teve o Clube Naval da Horta como clube organizador. Foi uma prova grande com 120 velejadores, muitos treinadores, acompanhantes e que contribuiu fortemente para o aumento de visitas à ilha do Faial nesse período.
Além disso, tendo dado esse contributo, foi uma prova desportiva com qualidade, realizada durante um tempo em que as condições atmosféricas, por vezes, não são as melhores. No entanto, estavam no Faial os melhores velejadores do escalão Juvenil e da classe Optimist, júris e comissões de regatas extremamente credenciadas e competentes. O Clube Naval da Horta conseguiu cumprir a sua parte, com embarcações de apoio em número suficiente, com todo um conjunto de pessoas a apoiar e, portanto, foi uma bela prova.

Gabinete de Imprensa: Portanto, a época desportiva começou mais cedo do que é habitual.
José Decq Mota: Sim, esse facto marcou profundamente este ano, intensificando a atividade regular do Clube Naval da Horta. Mas para além desse evento, já tivemos outras grandes provas.
No primeiro fim-de-semana de junho, decorreu o campeonato Nacional de Apneia, promovido pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, mas que teve o Clube Naval da Horta como clube organizador. É uma prova a que se dedica um nicho de atletas, sendo por vezes um desporto muito solitário. Mas conseguimos ter um evento com bastantes participantes, de todo o país, e até mesmo alguns estrangeiros, de grande qualidade. Houve campeões, houve recordes, foi uma prova que deu muito gosto organizar.

Gabinete de Imprensa: O mês de julho contou ainda com outra grande iniciativa, a Regata Internacional de Botes Baleeiros.
José Decq Mota: Realizada no primeiro fim-de-semana de julho, outra grande iniciativa foi a VIII Regata Internacional de Botes Baleeiros, com tripulações do Azorean Maritime Heritage Society de New Bedford, EUA, do Pico e do Faial. A prova realizou-se em formato partilhado entre o Pico e Faial, com o Clube Náutico a organizar as provas na Baía das Ribeiras do Pico e o Clube Naval da Horta a organizar as provas na Baía da Horta.
Associámos também outra regata de botes baleeiros à vela, a Regata 4 de Julho, integrada nas comemorações do Dia da Cidade, e que contou com 14 botes, alguns com as tripulações de New Bedford. No geral, foi uma grande iniciativa no plano desportivo, cultural e social, tendo marcado também este primeiro semestre.


Gabinete de Imprensa: No plano mais técnico, em relação às secções com modalidades de escolinhas e iniciação, como correu?
José Decq Mota: A ideia que eu tenho é que este semestre é marcado pela regularidade com que as secções estiveram a funcionar.
Em relação à Canoagem, houve um estágio de atletas no Montijo em junho. Foi uma ajuda e um apoio que tivemos do Clube Atlético do Montijo, que se revelou positivo, tendo antecedido a participação no Campeonato Regional de Canoagem, na Terceira, onde arrecadámos um 2º lugar em Infantis e um 1º lugar em Cadetes.
Quanto à Vela Ligeira, cumpriu-se todo o calendário das Provas do Campeonato Regional em Optimist Juvenis, com um atleta do CNH, o Tomás Pó, em primeiro lugar. Destaca-se ainda o Campeonato Regional de Escolas de Vela, no primeiro fim-de-semana de julho, organizado pelo CNH.
Na Natação, em colaboração com a Associação de Natação da Região Açores, foi também um semestre em cheio, com muitas provas de competição de Ilha e provas regionais com presença de nadadores do CNH.

Gabinete de Imprensa: Em relação às atividades da Secção de Vela de Cruzeiros e de Botes Baleeiros, mais sazonais, já trabalham a todo o vapor?
José Decq Mota: Quanto à secção de Vela de Cruzeiro, foi iniciada a época de 2015 com a realização da Regata dos Oceanos, a 23 de maio. Desde aí, tem tido a sua atividade regular, já com várias regatas organizadas, destacando-se a “Horta – Velas – Horta”, que registou a participação de 12 veleiros.
Nos Botes Baleeiros, o Campeonato de Ilha teve início com a Regata da Nossa Senhora das Angústias, a 16 de maio, e tem estado a decorrer normalmente. O destaque na secção no primeiro semestre segue para a já mencionada VIII Regata Internacional de Botes Baleeiros.

Gabinete de Imprensa: Em termos de balanço e perspetiva, o que espera para os próximos meses?
José Decq Mota: Portanto, o balanço do primeiro semestre é bastante positivo.
O ataque ao segundo semestre, no qual se destaca o Festival Náutico da Semana do Mar, e em Setembro, as provas comemorativas do Aniversário do Clube, a perspetiva será muito boa também.
Para o Festival Náutico da Semana do Mar, o CNH está bastante empenhado, com todo o vigor, com capacidade de atuação, para a realização de um número elevado de provas num espaço de tempo curto, com a concentração de atletas de muitas modalidades.