cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Atlantis Cup 2016 com largada na Ilha das Flores, De 30 de julho a 7 de agosto, 16 veleiros vão cobrir 236.5 milhas náuticas

atlantis cup 2016 flores 1
* Também disponível em áudio

A Atlantis Cup é a principal regata de vela de cruzeiro dos Açores e das mais importantes de Portugal. A edição de 2016 junta 16 veleiros e mais de 60 tripulantes, a maioria oriundos do arquipélago açoriano e do continente. A regata Atlantis Cup tem início no próximo sábado, dia 30 de julho, às 10 horas, na ilha das Flores (Lajes), nos Açores.

Também denominada por “Regata da Autonomia”, a Atlantis Cup 2016 coincide com as celebrações dos 40 anos de autonomia regional nos Açores. A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) é um dos principais parceiros da regata, organizada pelo Clube Naval da Horta.

A edição de 2016 da Atlantis Cup – Regata da Autonomia larga de Lajes das Flores, a 1º etapa inclui o Corvo, a 2ª etapa liga Flores a Velas de São Jorge e a 3ª etapa termina na Horta, depois de contornar o Faial. A alteração ao percurso tradicional leva, este ano, a Atlantis Cup às ilhas do Grupo Ocidental do Açores. Um atrativo acrescido para tripulantes e uma dimensão mais abrangente da própria regata.

Para Jorge Macedo, diretor da prova “era fundamental que este ano a Atlantis cup viesse à ilha das Flores e do Corvo. Esta é uma forma de consolidar a autonomia, expandindo a regata às ilhas menos favorecidas do arquipélago”.

Organizada pelo Clube Naval da Horta, desde 1987, a regata proporciona a quem nela participa uma viagem única e marcante. Além da competição em mar, os velejadores têm a oportunidade de conhecer melhor o arquipélago açoriano e as suas gentes.

A regata Atlantis Cup 2016 está dividida em duas classes: ORC - Offshore Racing Congress e Open (classe não sujeita aos ratings).

Para levar a cabo este evento a organização conta com diversos apoios:

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Governo dos Açores, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Lajes das Flores, Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Câmara Municipal do Corvo, Câmara Municipal de Velas, Portos dos Açores SA e Comando da Zona Marítima dos Açores.
 
A Atlantis Cup 2016 têm ainda o apoio da Sail Azores, Atlanticoline, Horta Marina, Click – Saúde & Bem Estar, NOS Açores, Sata, Vela Açores, Clubes Navais de Horta, Velas e Lajes das Flores.

* Áudio

Texto: Francisco Piedade
Fotos: José Macedo