cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

N.R.P. Jacinto Cândido acompanha a 2ª etapa da Atlantis Cup 2016

atlantis cup 2016 4
A 2ª etapa da Regata da Autonomia 2016 liga Lajes das Flores a Velas de S. Jorge e será a mais longa alguma vez realizada na Atlantis Cup, percorrendo os veleiros cerca de 145 milhas náuticas. A corveta Jacinto Cândido, da Marinha Portuguesa, estará presente na largada marcada para as 10 horas de terça-feira, dia 2 de agosto de 2016.

Nas primeiras milhas, o N.R.P. Jacinto Cândido acompanhará a frota da Atlantis Cup, composta por 16 veleiros. Durante o resto da etapa o navio da Marinha Portuguesa monitorizará a frota e estará pronto para qualquer eventualidade.

António Crespo, comandante do N.R.P. Jacinto Cândido, explica a missão do navio na Atlantis Cup 2016: “Vamos ter um papel muito ativo. Além de participarmos na largada, durante a etapa, vamos montar um perímetro de segurança. Uma das nossas vertentes é a busca e salvamento. Vamos garantir as condições de segurança até S. Jorge”.

Ao contrário da primeira perna, prejudicada pela ausência de vento, a ligação entre o Grupo Ocidental e o Grupo Central promete colocar à prova as competências das tripulações.

Organizada pelo Clube Naval da Horta, desde 1987, a regata Atlantis Cup 2016 está dividida em duas classes: ORC - Offshore Racing Congress e Open (classe não sujeita aos ratings).

Para levar a cabo este evento a organização conta com diversos apoios:

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Governo dos Açores, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Lajes das Flores, Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Câmara Municipal do Corvo, Câmara Municipal de Velas, Portos dos Açores SA e Comando da Zona Marítima dos Açores.

A Atlantis Cup 2016 têm ainda o apoio da Sail Azores, Atlanticoline, Horta Marina, Click – Saúde & Bem Estar, NOS Açores, Sata, Vela Açores, Clubes Navais de Horta, Velas e Lajes das Flores.

Texto: Francisco Piedade
Fotos: José Macedo