cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Festival Náutico da Semana do Mar 2016: Canoagem - CNH recebeu Regionais de Canoagem de Mar

sm2016 regional canoagem mar

Realizou-se no passado domingo, 7 de agosto, na Baía da Horta, os Regionais de Canoagem de Mar, uma prova regional do calendário da Associação Regional de Canoagem dos Açores (ARCA).

A prova teve largada pelas 14h no areal do Porto Pim, tendo como rota passagem pela Ponta Furada e Praia do Almoxarife, com a meta a esperá-los no Porto da Horta, num total de 15.000 metros de percurso. Foi uma prova com alguma dificuldade técnica, quer pelos locais por onde passaram, quer pelas condições atmosféricas e do mar.

Foi uma prova bastante concorrida, contando com a participação de 24 canoístas das Ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, mais concretamente do Clube Náutico da Lagoa (CNL), Clube Naval de Vila Franca do Campo (CNVFC), Clube Naval de Ponta Delgada (CNPDL), Clube Naval de Rabo de Peixe (CNRP), Clube Ar Livre da Terceira (CALT), Angra Iate Clube (AIC) e Clube Naval da Horta (CNH).

Em Juniores, o melhor atleta da competição foi Tomé Gonçalves, do CALT, com o tempo de 1h23:36. Em segundo ficou Filipe Livramento, do AIC, com 1h35:23 e em terceiro ficou João Resendes, do CNRP, com 1h43:29 de prova.

Nos Seniores Masculinos, Eliseu Reis, do AIC, ficou na 1ª posição do pódio, com 1h15:12 de prova. Seguiu-se-lhe dois atletas do CALT, em 2º lugar Alexandre Leonardes, com 1h20:53, e em 3º lugar Cláudio Ponte, com 1h22:36.

Ainda em Seniores, mas já nos Femininos, Tânia Mão de Ferro, do AIC, ficou na 1ª posição, com 1h54:20. Em 2º lugar ficou Jéssica Garcia, também do AIC, com 1h54:43 e em terceiro ficou Patrícia Piedade, do Clube Naval da Horta, com 1h59:41. Destaque para esta última atleta que, por não contar com mais participantes no seu escalão, Juniores Femininos, participou no escalão acima do seu, realizando ainda um bom resultado e alcançando o terceiro lugar neste Regional de Mar.

Nos Veteranos A, David Mendes, do CNPDL, foi o mais rápido, com 1h38:07 de tempo de prova. Em 2º lugar ficou João Costa, do CALT, com 1h39:49, e em 3º lugar ficou Carlos Quatorze, do AIC, com 1h51:24 de prova.

Por último, nos Veteranos B, José Dutra, do CNL, ficou na 1ª posição, com 1h48:25, seguido apenas por Rui Poeira, do AIC, na 2ª e última posição, com 2h11:05.

A entrega de prémios realizou-se ao início da noite, no Bar do CNH, com a presença do Presidente da ARCA, José Antas de Barros, e do Presidente da Direção do CNH, José Decq Mota. Antas de Barros, abrindo a cerimónia de entrega de prémios, aproveitou a ocasião para destacar o grande nível organizativo e de segurança da prova em questão, relembrando que não foi por acaso que se realizou o Campeonato de Mar na Horta, precisamente devido à grande necessidade de reforço da segurança em provas de mar.

Por sua vez, tomando da palavra, o Presidente do CNH recordou os campeonatos regionais já realizados na Horta, com bastante sucesso, e que o objetivo era corresponder a essas expectativas. “Quando se dá a oportunidade de organizar provas de âmbito regional, não viramos a cara”, referiu José Decq Mota, relembrando que o CNH ganhou experiência, a nível de segurança, ao logo dos 41 anos de organização do festival náutico da Semana do Mar, o que implica sempre questões incontornáveis de segurança.

José Decq Mota aludiu ainda ao facto de esta prova realizar-se durante o Festival Náutico da Semana do Mar, o que enriquece o seu programa, e agradeceu a todos os participantes pela sua participação e esforço.