Botes Baleeiros: “Senhora do Socorro” vence X Regata Senhora do Socorro

bb rgt sra socorro 1 2016

Realizou-se na tarde do passado sábado, 10 de setembro, a X Regata Senhora do Socorro, integrada nas festividades da padroeira da freguesia.

A prova estava inicialmente prevista realizar-se ao largo da costa do Salão, no entanto foi considerado que não estavam reunidas as condições no mar circundante ao porto do Salão. Por deliberação da Comissão de Regatas, a regata realizou-se no Canal, a Norte da Espalamaca, sendo visível para os espetadores que assistiram da Praia do Almoxarife, e o percurso contou com duas voltas.

A largada foi dada depois das 15h pela lancha baleeira Walkiria, que rebocou os oito botes até ao local de largada. Registaram-se, durante a prova, ventos entre os 8 e 12 nós, de direção variável. Também a lancha “Maria Manuela” e o semi-rígido auxiliaram nas operações, com a montagem de percurso e o reboque e apoio aos botes com avarias.

bb rgt sra socorro 3 2016

O vencedor da regata foi o bote da casa, “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, com o oficial Pedro Garcia. A equipa foi a melhor em campo, terminando o percurso em 40 minutos e 58 segundos.

Em segundo lugar chegou o “Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, com o oficial António Luís, 2minutos e 49 segundos depois do primeiro. A fechar o pódio, em terceiro lugar, ficou o bote “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo, com o oficial Luís Decq Mota, com mais 19minutos e 19 segundos.

A restante tabela de classificações está disponível aqui.

A Comissão de Regata foi constituída por José Decq Mota, Bruno Rosa, José Macedo, Carlos Silva e Geraldina da Conceição. A Comissão de Protestos foi constituída por José Miguel Barros, João Duarte e Olga Marques e não contou com protestos nesta prova.