cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Botes Baleeiros: “Sra. Angústias” e “Sra. Fátima” vencem Regatas em atraso do Campeonato da Ilha

bb foto grupo 2016

Este sábado, 17 de setembro, foi um dia em cheio para a Secção de Botes Baleeiros da Ilha do Faial. Para a data estavam agendadas duas regatas que faltavam cumprir do Campeonato de Ilha de Botes Baleeiros: a Regata do Dia da Freguesia de Castelo Branco e a Regata do Varadouro, adiadas devido a motivos meteorológicos.

Durante a manhã foi reposta da Regata do Dia da Freguesia de Castelo Branco, inicialmente prevista para o dia 18 de julho. A prova decorreu no Canal, com vista para as freguesias de Praia do Almoxarife e Pedro Miguel. Estiveram presentes sete botes, seis do Faial e o Maria Armanda, da Ilha do Pico, que cumpriram as duas voltas do percurso sob chuva e vento.

“Senhora das Angústias”, da Junta de Freguesia das Angústias, sob os comandos de José Gonçalves, foi o melhor em competição, demorando 53 minutos para completar o trajeto. “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, com o oficial Pedro Garcia, chegou na segunda posição 2 minutos depois. A fechar o pódio, em terceiro lugar ficou o “Capelinhos”, da Junta de Freguesia do Capelo, com o oficial Luís Decq Mota, 4 minutos após a chegada do primeiro.

bb rgt castelo branco 2016

Após a chegada das tripulações e organização a terra, esperava-os um almoço convívio, oferecido em conjunto pelas Juntas de Freguesia de Castelo Branco e do Capelo, no edifício Sede do CNH, findo o qual se realizou a entrega dos prémios da regata.

bb almoco convivio juntas cast branco capelo 2016

Durante a tarde cumpriu-se, então, a reposição da segunda prova, a Regata do Varadouro, agendada inicialmente para 3 de setembro. A regata realizou-se no Canal, com vista sobre a Baía da Horta e a montanha do Pico, executando-se uma volta no percurso, com o tempo mais soalheiro e acolhedor, mas com maré à mistura. Estiveram presentes oito botes, sete do Faial e um do Pico.

Desta vez, “Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, levou a melhor sobre a sua competição, sob a chefia de António Luís, que realizou o trajeto em 54 minutos. “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, e o seu oficial Pedro Garcia, arrecadaram o segundo 2º lugar do dia, cortando a meta 3 segundos depois apenas, tendo sido um final renhido. “Senhora da Guia”, da Junta de Freguesia da Feteira, com a oficial Rute Matos, terminou na terceira posição, fechando o pódio.

bb rgt varadouro 2016

No final da prova e consequente varagem dos botes, estava programado um último convívio para todos os tripulantes e organização, junto à Sede do CNH, que se juntaram para a entrega de prémios desta regata.

Na ocasião, o Presidente da Direção do Clube Naval da Horta, José Decq Mota, aproveitou para mostrar a sua satisfação pelo animado e salutar dia dedicado à competição em botes baleeiros, um feliz acaso que acabou por casar bem, com as duas Juntas de Freguesia a coordenarem bem todos os esforços logísticos.

Do ponto de vista técnico e desportivo, foi também, para José Decq Mota, um dia sem igual na história mais recente da Secção de Botes Baleeiros, cheio de convívio saudável, aprazível e descontraído entre tripulações; podendo abrir-se o precedente para repetições futuras.

Parabéns a todos os vencedores de hoje e parabéns a todos os que se esforçam continuadamente, nos treinos, nos dias de regatas e em todo o trabalho que envolve a preparação dos botes e lanchas baleeiros desde o mês de maio.

A época termina neste domingo, 18 de setembro, com a realização da última regata, que comemora o 69º Aniversário do CNH, partindo depois para o interregno de inverno.