Botes Baleeiros: Maria da Conceição em Sables d’Olonne para exposição na Vendée Globe 2016

maria conceicao vendee globe 2016
Foto: Luís Alves

O bote baleeiro "Maria da Conceição", do Clube Naval da Horta, vai estar em exibição na cidade francesa de Sables d’Olonne durante a festa que enquadra a famosa Vendée Globe, que tem largada prevista no próximo dia 6 de novembro.

Esta é a oitava edição da regata de circum-navegação à vela para solitários, para embarcações de 18,32 metros, sem escalas ou assistência, com passagem nos três cabos: Cabo da Boa Esperança, Leeuwin e Cabo Horn. Realizando-se de quatro em quatro anos, é considerada o “Monte Evereste dos Mares” e a regata mais perigosa do mundo, enquadrada no espírito de aventura, de superação física e busca interior da alma. A primeira edição realizou-se em 1989, inspirada na regata Golden Globe, que, em 1968, foi a primeira prova a dar a volta ao mundo.

Antecedendo a largada desta viagem, realiza-se a Vila de Sables d’Olonne, um espaço com cerca de 15.000 m2 para socialização e discussão, que oferece áreas de exposições para patrocinadores, parceiros, associações e comerciantes. Oferece ainda acesso privilegiado aos pontões da Marina, dentro dos horários especificados, aos cerca de 1.2 milhões de visitantes esperados.

A Vila foi inaugurada no passado dia 15 de outubro e continuará aberta até ao dia 4 de novembro, estando fechada ao público durante o fim-de-semana que antecede a largada da Vendée Globe, no dia 6. É lá que o bote baleeiro “Maria da Conceição” poderá ser contemplado.

O convite para a exposição desta tradicional embarcação partiu da Organização francesa, ficando a Comissão Náutica Municipal da Horta a cargo com a organização da ida e o Turismo dos Açores incumbida do apoio e logística para a deslocação do bote até à cidade francesa. A acompanhar a embarcação, seguiu Luís Alves, membro da atual Direção do Clube Naval da Horta.

vendee globe map 2016