Bote baleeiro “Maria da Conceição” do CNH regressou à Horta

maria conceicao regressa franca 2016

Depois de ter estado na cidade francesa de Sablles D´Ollone em exposição durante a grande festa que enquadrou a largada da regata de solitários Vendée Globe, regressou hoje à Horta vindo no navio porta contentores "Corvo" da Mutualista Açoriana, o bote baleeiro “ Maria da Conceição” do CNH. Esta deslocação, correspondendo a um convite da Organização da Vendée Globe, foi organizada pela Comissão Náutica Municipal da Horta e contou com o apoio da Direcção Regional do Turismo.

A divulgação desta nossa excelente embarcação tradicional que é o bote baleeiro açoriano, constitui um excelente contributo para valorizar a divulgação dos Açores. Sendo a Vendée Globe uma emblemática regata de navegadores solitários à volta do Mundo, sem escala, nem assistência, que atrai a Les Sables D´Ollone centenas de milhares de apaixonados pelo mar e pelos barcos, fez todo o sentido mostrar a esse publico esta embarcação tradicional de 12 metros de comprimento, de mastro rebatível e com uma vela grande de 50 metros quadrados.

O CNH está muito grato pelo forte envolvimento de toda a Comissão Náutica Municipal na organização da deslocação do bote e endereça à Organização da Vendée Globe e à Mairie de Les Sables D´Ollone, especialmente na pessoa do Vereador Dr. Lionel Parisier, um grande agradecimento por toda as muitas atenções que dispensaram e o cuidado que puseram na recepção, colocação, exposição e envio do bote.