cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

2ª PCR de Vela Ligeira dos Açores realizada na Horta

2 pcr 2017 horta 1

Durante o passado fim-de-semana realizou-se na baía da Horta a 2ª Prova do Campeonato Regional (PCR) de Vela Ligeira dos Açores, juvenis e juniores, com as classes Optimist, Laser 4.7 e 420. A entidade promotora do Campeonato Regional é a Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA) e o clube organizador da 2ª PCR foi o Clube Naval da Horta (CNH).

Participaram na Prova 71 velejadores e 63 barcos, representado 10 clubes, provenientes de 6 ilhas – St. Maria, S. Miguel, Terceira, Graciosa, Pico e Faial.

No sábado, dia 28, realizaram-se 5 regatas e no Domingo 3 regatas, cumprindo-se assim o programa de 8 regatas previamente estabelecido para a PCR.

O CNH, enquanto clube organizador, empenhou os meios náuticos necessários para montar os percursos, assegurar a segurança e dotar as Comissões de Regata e Protestos das embarcações necessárias; preparou a rampa e montou o controlo das varagens e arriagens; confecionou e distribuiu lanches de mar nos 2 dias; requereu à Autoridade Marítima a autorização para a realização da Prova; assegurou todos os apoios técnicos solicitados por clubes, treinadores e velejadores; assegurou os serviços de secretariado e promoveu e coordenou a recolha de imagens (fotografia e vídeo); preparou os prémios e organizou e ofereceu um jantar de entrega de prémios.

Por determinação do Senhor Capitão do Porto da Horta acompanhou todas as regatas o semi-rígido da Estação Salva Vidas da Horta do ISN, que desenvolveu um ativo papel de apoio à segurança da prova, de vigilância e de separação do tráfego no Canal.

Terminadas as regatas apuraram-se os seguintes pódios, nas classes concorrentes:

Juvenis
Optimist – 1º- Mariana Rosa, Clube Naval da Horta (CNH); 2º- Duarte Barcelos, Clube Naval da Praia da Vitória (CNPV); 3º Diogo Faial, Clube Naval de Vila Franca do Campo (CNVFC).
Na classe Optimist a melhor velejadora em prova foi Mariana Rosa, do CNH.

Juniores
Laser 4.7 – 1º - João Costa, Clube Naval de Ponta Delgada (CNPDL); 2º- Gonçalo Melo (CNPDL); 3º - José Maria Silva (CNPDL).
Na classe Laser 4.7 a melhor velejadora em prova foi Mariana Luís, do CNH.
420 – 1º - Ricardo Silveira, Tiago Serpa (CNH); 2º - Francisco Egea, Vasco Luz (CNPDL); 3º- André Neto, Hugo Neto, Angra Iate Clube (AIC).
Na classe 420 a melhor tripulação feminina em prova foi constituída por Camila Silveira e Teresa Melo, do AIC.

Poderá consultar a classificação completa clicando aqui.

2 pcr 2017 horta 2

No dia 29/1 realizou-se no restaurante “O Barão”, oferecido pelo clube organizador, o jantar convívio de entrega de prémios no qual participaram alguns convidados, velejadores, treinadores, juízes e oficiais de regata, dirigentes, voluntários da organização e funcionários.

Antes da entrega de prémios usou da palavra o Presidente do CNH, José Decq Mota que agradeceu a presença de todos e salientou as várias colaborações que permitiram que a prova pudesse ter corrido com normalidade e rigor desportivo. Usou de seguida da palavra o Vice-Presidente da ARVA, Hugo Pacheco, que se congratulou por o programa ter sido cumprido, contribuindo assim para a boa realização do Campeonato Regional, que ainda tem mais uma Prova, a realizar em Ponta Delgada, em março.

A fechar as intervenções o Presidente do CNH convidou o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta a dirigir-se aos presentes, tendo o Dr. Luís Botelho felicitado os atletas e os clubes participantes, as entidades promotora e organizadora e todos os que contribuíram para o sucesso da Prova.

Os prémios foram entregues aos velejadores pelos Senhores Vice-Presidente da Câmara Municipal, Capitão do Porto, Diretor da Marina, Vice-Presidente da ARVA, Presidente da Comissão de Regata, Presidente da Comissão de Protestos e Presidente do CNH.