logo cnh5

Sábado, dia 3: Clube Naval da Horta homenageia João Carlos Fraga com a realização de uma Regata de Vela de Cruzeiro

joao carlos fraga

Fonte: Google
João Carlos Fraga foi homenageado várias vezes. Este sábado, o CNH vai lembrar este faialense do mundo

“O principal objetivo desta Regata é homenagear João Carlos Fraga, personalidade faialense muito ligada aos desportos náuticos, com destaque para a Vela, e um profundo conhecedor dos processos de desenvolvimento da Náutica Internacional de Recreio”, sublinha o Diretor da Secção de Vela de Cruzeiro do Clube Naval da Horta (CNH), Luís Costa, a propósito da Regata deste sábado, dia 3.

A Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM) associou-se a este evento inserindo-o na campanha Entre-Mares – 8ª edição – que tem como principal objetivo a promoção da educação e sensibilização para o mar através da arte.

Este Dirigente destaca que “o Clube Naval da Horta tem sido parceiro ativo nesta campanha, associando-se, desde sempre, a iniciativas de sensibilização ambiental, mais concretamente as limpezas do fundo do porto da Horta, disponibilizando meios e equipamentos”. E remata: “Uma vez que as principais atividades do Clube se desenvolvem no mar, faz todo o sentido associarmo-nos a eventos desta natureza”.

A Regata de Homenagem a João Carlos Fraga tem a sua largada marcada para as 15 horas deste sábado, dia 3 de junho, mas na véspera haverá um Briefing de Apresentação, pelas 18h30, na sede do Clube Naval da Horta, para o qual o Diretor da Secção de Vela de Cruzeiro convida todos os velejadores a participarem, associando-se, assim, “a esta justa Homenagem” a João Carlos Fraga. O percurso da prova será traçado no Briefing desta sexta-feira, altura em que serão feitas as inscrições. No entanto, Luís Costa avança que são esperados 5 participantes.  

Ao contrário do que se verificou noutros fins-de-semana, no próximo prevê-se bom tempo, “embora o vento não seja o ideal, já que se estima que ande na casa dos 8/9 nós, já não é mau”, sustenta este Responsável, salientando que “estão reunidas as condições no sentido de proporcionar uma tarde de lazer aos amantes da Vela de Cruzeiro”.

A cerimónia de Entrega de Prémios – os quais são patrocinados pela Direção Regional dos Assuntos do Mar – terá lugar pelas 18h30 de sábado, no Bar do CNH.

“Esta simbólica, mas sentida Homenagem que o Clube Naval da Horta pretende fazer a João Carlos Fraga, propõe-se perpetuar a memória deste faialense do mundo, que estabeleceu e manteve ligações com prestigiadas associações internacionais de Vela de Recreio e desenvolveu uma persistente ação de divulgação do Faial e dos Açores junto dos portos determinantes da Náutica de Recreio, especialmente na Europa e Caraíbas. Foi, também, uma das pessoas que esteve ligada ao lançamento do Festival Náutico da Semana do Mar”, acentua o Diretor da Secção de Vela de Cruzeiro do CNH.

Consulte o Anúncio de Regata clicando aqui.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.