Botes Baleeiros: Regata Terra Baleeira, este sábado, dia 24, nas Lajes do Pico

regata terra baleeira

Organizada pela Câmara Municipal das Lajes do Pico, realiza-se este sábado, dia 24, a primeira regata em bote baleeiro, desta temporada, na ilha montanha. Trata-se da Regata Terra Baleeira que envolve 3 botes daquele concelho: Calheta do Nesquim, Ribeiras e Lajes.

Segundo José Decq Mota, da Secção de Botes Baleeiros do Clube Naval da Horta (CNH), “esta é uma regata, do ponto de vista da prática da vela em bote baleeiro, bastante interessante, porque contempla 2 etapas, que são definidas com a ligação de porto a porto”. A 1ª etapa será da Calheta do Nesquim até às Ribeiras e a 2ª das Ribeiras até às Lajes”. “Não é uma regata feita pelas triangulações de boias, mas por percursos definidos pela saída de um porto e chegada a outro”, sustenta este Dirigente, acrescentando que, “quem está ligado à prática da vela, obviamente sabe que esta regata tanto pode ser rápida como demorada, conforme a posição do vento: favorável ou contrário. A prova pode exigir grande número de bordos e decisões relacionadas com o próprio curso ou ser simples de fazer, seguindo a linha de costa”.

Os botes do Faial “costumam participar em força”. Contudo, este Responsável está convencido de que sábado a participação será um pouco mais reduzida – possivelmente 5 botes – atendendo a que coincide com o Feriado Municipal da Horta, 24 de Junho, Dia de São João, e com as Festas Sanjoaninas da Terceira, havendo pessoal que se encontra ausente. Tudo isto, porque barcos da Vela de Cruzeiro do CNH vão participar na Regata 8 aos Ilhéus, em Angra, sendo alguns desses velejadores simultaneamente tripulantes dos botes baleeiros, o que é sinónimo de menos gente no Pico.

Ainda no que concerne a esta regata à vela em bote baleeiro, José Decq Mota classifica-a como “muito interesse dentro deste movimento de aproveitamento desportivo dos botes baleeiros classificados como património”.

A Regata Terra Baleeira começa às 9h30 na Calheta do Nesquim, havendo almoço nas Ribeiras, de onde as tripulações sairão rumo às Lajes. A Entrega de Prémios está marcada para as 18 horas do mesmo dia.

A viagem ao Pico contará com o apoio da emblemática lancha “Walkiria”.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.