cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Vela Espetacular do CNH: “Após um mês de aprendizagem e prática, os novos velejadores deverão ser autónomos”

escola vela cnh 1 2017
O Clube Naval da Horta aposta nos mais pequenos para fazerem da Vela o desporto de eleição

Em entrevista ao Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta (CNH), o Treinador de Competição da Escola de Vela do Clube, Duarte Araújo, apresenta o Projeto “Vela Espetacular”, cujas inscrições podem ser feitas até ao dia 29 do próximo mês, na Secretaria desta instituição. Dar competências aos novos velejadores e captá-los para a Escola de Vela, são desideratos deste Projeto, que vai muito para além da Vela, dando a conhecer o porto e sua envolvência, que tantas histórias encerra e que fala de nós, faialenses, desde os primórdios até hoje.

- Gabinete de Imprensa do CNH: A quem se dedica a “Vela Espetacular”?
Duarte Araújo: As aulas são dedicadas a todos os que têm algum interesse pelo mar, pela atividade náutica e pela Vela e que se encontrem nas faixas etárias entre os 7 e os 13 anos.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Em que consiste?
Duarte Araújo: Durante todo o mês de Julho vamos ter os Velejadores de Competição do CNH, que aproveitam o bom tempo para tirarem o maior prazer que a Vela pode oferecer. Teremos, também, os velejadores de Iniciação do Clube, que irão aprofundar conhecimentos, ocorrendo a passagem para turmas mais avançadas e, finalmente, iremos ter ainda aquela que é a maior aposta do Clube Naval da Horta: a divulgação da Vela para crianças e adolescentes dos 7 aos 13 anos.
Durante todas as manhãs temos Vela de Iniciação com alunos que frequentam a Escola de Vela, mas a maior parte deles pratica esta modalidade pela primeira vez. Estamos a falar de um mês de aprendizagem e prática, com o objetivo de que, no fim, sejam velejadores capazes de governar o barco sozinhos e com autonomia.

escola vela cnh 2 2017
“A atividade desportiva é fundamental. Assim sendo, é bem cedo que se cria esse hábito”

- Gabinete de Imprensa do CNH: Qual a importância deste Projeto?
Duarte Araújo: A atividade desportiva é fundamental. Assim sendo, é bem cedo que se cria esse hábito. No caso deste Projeto, também são ministradas competências na Vela e conhecimento local, bem como relativas ao porto de mar, à baía e a toda a natureza envolvente. Serve, também, para dar a conhecer o desporto da vela e captar velejadores para a próxima época desportiva.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Este Projeto é uma novidade deste ano?
Duarte Araújo: Todos os anos fazemos este programa. A novidade vem da experiência, tornando a atividade mais fácil, motivadora e divertida.

- Gabinete de Imprensa do CNH: Qual a adesão registada?
Duarte Araújo: Com a recente parceria firmada com a Escola Básica Integrada da Horta, o interesse em experimentar a Vela aumentou e aguardamos um considerável número de novos alunos.  

vela espectacular small 2017
A aprendizagem da Vela é uma escola de ensinamentos para o desporto e para a vida

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.