A costa de Castelo Branco animada pelos Botes Baleeiros do Faial

rgt bb castelo branco 1 2017
Realizou-se ontem, dia 1/7, a Regata de Vela em Bote Baleeiro de Castelo Branco, promovida pela Junta de Freguesia de Castelo Branco e organizada pelo Clube Naval da Horta. Participaram 7 botes baleeiros do Faial e o campo de regata situou-se frente à costa da Freguesia de Castelo Branco, com a linha de chegada colocada perto da entrada do porto daquela Freguesia.

O “Srª do Socorro” da JF do Salão, com Pedro Garcia como Oficial, foi o vencedor da Regata, cumprindo o percurso em 1h21m30s. Em segundo lugar classificou-se o bote “Srª de Fátima” da JF de Castelo Branco, com António Luís como Oficial e com o tempo de 1h23m30s. O terceiro lugar foi alcançado pelo “Claudina” do CNH, sendo Oficial José António Freitas e o tempo gasto 1h25m34s.

Os resultados podem ser consultados aqui.

A Comissão de Regata, embarcada na “Walkiria”, foi constituída por José Decq Mota, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco Vítor Pimentel, por Vítor Mota e por José Macedo. A Comissão de Protestos integrou Duarte Araújo, Bruno Rosa e Carlos Moniz. As embarcações de apoio e segurança foram os semirrígidos do CNH “Eric Tabarly” e “Piloto João Lucas”, tripulados por Bruno Rosa, Paulo Decq Mota, Francisco F Rosa e José Fernandes.

rgt bb castelo branco 2 2017

Terminada a regata realizou-se no Centro Paroquial de Castelo Branco, por iniciativa da Junta daquela Freguesia, a cerimónia de entrega de prémios e diplomas de participação seguida de almoço convívio.

A abrir a cerimónia usou da palavra o Presidente da JF de Castelo Branco, Vítor Pimentel que agradeceu a participação de todos nesta regata, enalteceu a utilização intensa feita no Faial do património baleeiro recuperado e formulou o voto de que continuemos a valorizar, divulgar e promover os nossos botes recuperados. De seguida foi convidado a usar da palavra o Presidente do CNH e da Comissão de Regata José Decq Mota, que agradeceu a todos os que colaboraram na organização da regata que “feita embora com vento fraco, correu muito bem”. José Decq Mota desejou as maiores felicidades às tripulações do Faial que vão disputar, a 8 e 9 de Julho, o Campeonato Regional de Botes Baleeiros que se realiza na Ilha de Santa Maria. José Decq Mota revelou também que a lancha classificada “Walkiria” vai a Stª Maria apoiar o Campeonato Regional.

Fechou as intervenções o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Goulart Silva, que felicitou todos os participantes, salientou o permanente apoio que a Câmara da Horta presta à utilização do Património Baleeiro e formulou o voto de que este movimento patrimonial e desportivo prossiga com o empenho, esforço e vontade de todos.