6 atletas do CNH participam no Encontro Regional de Escolas de Vela

Possibilitar aos velejadores de Iniciação o primeiro contacto com a Vela de Competição dando a conhecer todas as formalidades de Campeonato num formato relaxado e divertido, são os objetivos do Encontro Regional de Escolas de Vela, que vai acontecer este sábado e domingo (dias 22 e 23), na Madalena do Pico.

Tendo como promotores a Federação Portuguesa de Vela (FPV), a Associação Regional de Vela dos Açores (ARVA) e o Clube Naval da Madalena do Pico (CNMP), esta prova conta com várias equipas, sendo que cada uma delas é formada por 3 velejadores. Do Clube Naval da Horta (CNH) participam 2 equipas.

“As expectativas para este Campeonato passam por formar equipas para os próximos anos e velejadores que gostem da competição, da preparação para a competição e se sintam bem a competir”, avança o Treinador de Competição da Escola de Vela do CNH, Duarte Araújo, que realça: “No ano passado fomos os campeões regionais e tivemos uma participação muito boa no Campeonato Nacional. Este ano o objetivo não é esse, pois temos velejadores muito novos, com muitos anos de preparação pela frente. Por isso, espero terminar com velejadores valentes e corajosos, para lhes dar a preparação para os resultados que o Clube Naval da Horta se habituou a alcançar”.

Quanto ao grau de preparação, Duarte Araújo revela que “estas duas equipas nunca competiram, nem a brincar”. Por isso, deseja “que estejam preparadas para terminar todas as regatas em segurança”, preocupação que, aliás, tem dominado toda a preparação. “Só depois da segurança é que se passa à competição em regata. Espero que estes atletas ganhem o gosto pela competição e por evoluir a fim de se tornarem verdadeiros velejadores de competição”, conclui.