CNH apresentou, na Marina, Programa para 2017: Mais de 1000 atletas participam no maior Festival Náutico do País

“O Programa do Festival Náutico 2017 é exigente e com critérios de valor e mérito”

Foi num local tão emblemático como a Marina da Horta – a que mais regatas de Alta Competição recebe em cada ano – que, na manhã desta quarta-feira, dia 5, foi apresentado o Programa do Festival Náutico 2017 (o maior que se realiza no País), integrado na Semana do Mar.

E, a propósito, é imperioso recordar que, a partir desta sexta-feira, dia 7, começam a chegar à Horta os primeiros velejadores que participam na Regata Les Sables-Horta-Les Sables. “Trata-se de uma importantíssima regata de Alta Competição à Vela, onde se inscreveram 19 barcos, que têm como ponto de chegada e partida a Horta. É um evento crucial para esta Marina, para esta Ilha e para esta Região”, frisou o Presidente da Direção do Clube Naval da Horta (CNH), José Decq Mota, destacando “o esforço constante que tem vindo a ser feito para colocar a Horta e o Faial no mundo da Vela de Alta Competição, o que é uma realidade muito visível”.
 
Novidades e eventos emblemáticos

Travessia a Nado do Canal
No rol das novidades relativas ao Festival Náutico 2017, destaque para o facto de arrancar no dia 4 (e a Semana do Mar no dia 6), com uma prova marcante como é a Travessia a Nado do Canal (Faial/Pico ou Pico/Faial, o que será decidido em função das condições climatéricas da altura). “Esta é uma prova que engrandece e promove o Faial e este ano será acompanhada pela Federação Portuguesa de Natação”, revelou o Presidente do CNH.

É a 3ª vez que o Clube Naval da Horta promove e organiza a Travessia a Nado do Canal, a qual “não sendo extensa se torna difícil em termos de vento e maré”.

O mais alto Responsável por esta instituição náutica aproveitou a oportunidade para apelar aos Sócios do Clube para que se inscrevam no sentido de apoiar esta Travessia, para a qual são necessários mais de 30 barcos de apoio.

Atlantis Cup - Regata da Autonomia
Realçada foi, também, a Atlantis Cup - Regata da Autonomia, a maior e mais importante regata de vela de cruzeiro dos Açores, organizada pelo CNH, e que este ano vai já na sua 29ª edição, chegando ao Faial no domingo da Semana do Mar.

Festival Internacional de Vela Ligeira
José Decq Mota chamou a atenção para a grande iniciativa do Festival Náutico do Clube Naval da Horta que é o (XII) Festival Internacional de Vela Ligeira, onde irão participar perto de 120 velejadores dos Açores, Madeira, continente português e Espanha.

Igualmente vincada foi “a determinação da Classe Hansa em dar a conhecer, detalhadamente a todos os velejadores, as excelentes aptidões dos barcos desta Classe, tratando-se de embarcações inclusivas”.

“Este Programa exigente, que denota critérios de valor e mérito”, conta ainda com os “sempre muito requisitados” Passeios em Bote Baleeiro, destinados ao público.

Programa antigo mas com evoluções

José Decq Mota convidou o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, a estar presente nesta apresentação, atendendo a que “a Semana do Mar é a maior festa do Faial” e que ambas as instituições lideram em conjunto este processo.

Este Dirigente referiu que “o Festival é antigo”, mas lembrou que “tem vindo a sofrer evoluções e alterações todos os anos”. Contudo, reconhece que “este esquema não pode ser muito diferente do atual figurino”. E nota: “Só é uma realidade graças ao apoio da Câmara Municipal da Horta, Turismo dos Açores e patrocinadores privados e ao trabalho dos muitos voluntários, funcionários, técnicos e dirigentes que se empenham muitíssimo para que este Festival seja organizado nestes moldes, decorrendo de forma serena e ordeira. Todos estes eventos, que constam do programa do Festival Náutico, são absolutamente essenciais para a promoção do Faial”.

“Semana do Mar não é só espetáculos”
José Leonardo aplaudiu o local escolhido para esta apresentação, reforçando a necessidade que há de “potenciar a Marina da Horta, a segunda mais importante a nível mundial no que toca a veleiros de longo curso”.

O Autarca Faialense adiantou que a Comissão Organizadora da Semana do Mar 2017 vai favorecer a estratégia de valorização deste cartaz, que tem como atividade principal precisamente o Festival Náutico, da responsabilidade do Clube Naval da Horta, realçando que “a Semana do Mar não é apenas espetáculos”. E precisou: “É preciso apostar e aproveitar melhor o Festival Náutico (o maior de Portugal), a Feira do Livro, a Expo Mar e a Feira Gastronómica, que geralmente ficam num patamar secundário. Há que perceber que a nossa aposta forte é no mar. O CNH é uma grande instituição da nossa Terra e todos temos obrigação de o apoiar. A Câmara tem feito um grande esforço nesse sentido, pois é a instituição do Faial que mais promove o mar e as atividades ligadas a ele”. E convidou os jornalistas a estarem presentes na receção que será feita à Regata Les Sabes-Horta-Les Sables.

A terminar a sua curta intervenção, o edil fez questão de reconhecer e agradecer publicamente o trabalho que José Decq Mota tem feito enquanto Presidente do Clube Naval da Horta, a instituição que mais prestigia, divulga e promove o Faial fora de portas.

apres festival nautico 2 2017
Convidados para a Apresentação foram os OCS, os Funcionários do Clube e a Câmara Municipal da Horta, parceira neste e noutros projetos

Consulte o Programa do Festival Náutico clicando nesta ligação.