logo cnh5

Taças ganhas pelo Faial na IX Regata Internacional de Botes Baleeiros, que decorreu em New Bedford, nos EUA

O conjunto de Taças ganhas pelos Faialenses, em New Bedford, orgulham um Clube, uma ilha e uma Região

A Equipa do Faial – uma tripulação Feminina e uma Masculina – alcançou um feito notável e revelador da sua excelente condição e grande experiência: ganhar tudo o que havia para ganhar na IX Regata Internacional de Botes Baleeiros, que decorreu de 7 a 9 do corrente, na cidade americana de New Bedford.

Os primeiros prémios vieram na sequência da realização das Regatas de Remo e Vela, tendo os Faialenses se sagrado campeões tanto em Feminino como em Masculino, ao que se seguiu a Dabney Cup 2017 (Regatas de Remo e Vela com equipas mistas), provas em que o Faial voltou a mostrar a sua raça, tendo conquistado o 1º lugar em Vela.

Estes resultados históricos falam por si, mostrando a importância dos treinos, do trabalho em equipa e do fairplay que deve estar subjacente em cada competição, já que ganhar e perder faz parte do jogo, embora todos gostem de triunfar.

O CNH e os diversos membros desta grande Família congratulam-se com esta estrondosa vitória da equipa do Faial, associando-se ao Jantar de Recepção, marcado para a noite (20 horas) desta sexta-feira, dia 15, no Restaurante “Barão Palace”.

O CNH e o “Barão Palace”, numa iniciativa conjunta, entenderam que era mais do que justo receber, saudar e homenagear as tripulações que foram à América representar o Faial. A festa que será o Jantar de Recepção constitui uma manifestação de apoio a este conjunto de bravos baleeiros dos novos tempos – eles e elas – que dispendem muitas horas do seu tempo para treinar e competir. É preciso valorizar e reconhecer o trabalho destas tripulações que mantêm viva esta secular tradição, preservando o património baleeiro, cultivando o espírito de unidade e demonstrando que ontem e hoje a história perdura, com garantia de futuro.

A liderar este grupo, está o Presidente do CNH, José Decq Mota, e mestre deste grande barco, sempre presente, atento e disponível para divulgar o que nos diferencia, projectar o Clube e a ilha do Faial e pugnar para que haja continuidade, aumente a qualidade e seja reconhecido o mérito de quem trabalha.

De realçar que a IX Regata Internacional de Botes Baleeiros foi organizada pela Azorean Maritime Heritage Society (AMHS), que se encontra a celebrar 25 anos de existência.

Uma nota de reconhecimento para a forma atenciosa, distinta e amiga como os Faialenses foram recebidos e tratados em New Bedford, sentindo-se irmanados por quem vive do outro lado do Atlântico, que jamais esqueceu o berço e as raízes, vivendo intensamente estes fulgorosos encontros marcados por memórias eternizadas e saudades inesgotáveis.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.