cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Faialense Rui Terra tomou posse como Capitão do Porto de Cascais e Comandante Local da PM

“Tenho um imenso gosto e consideração por todas as actividades náuticas e em especial pela prática da Vela”

“Corresponder às necessidades dos cidadãos e assegurar a sua segurança no domínio público hídrico, nestes municípios tradicionalmente voltados para o mar, assim como garantir as inúmeras competências que hoje me são conferidas por Lei, motivam-me fortemente para o grande desafio que perante vós assumo”.

Palavras proferidas pelo Capitão-tenente, Rui Filipe da Silva Pereira da Terra, na tomada de posse como Capitão do Porto de Cascais e Comandante Local da Polícia Marítima (PM), cerimónia que decorreu na manhã desta terça-feira, dia 18, na Capitania de Cascais. 

No seu discurso, o Comandante Pereira da Terra sublinhou que estes cargos “o realizam muito tanto profissional como pessoalmente”, acrescentando que, sendo natural da Ilha do Faial, nos Açores, da sua vivência pessoal retém “um imenso gosto e consideração por todas as actividades náuticas e em especial pela prática da Vela”, tendo-se iniciado no Clube Naval da Horta (CNH).

rui terra posse 2 2017

“Corresponder às necessidades dos cidadãos e assegurar a sua segurança no domínio público hídrico, motivam-me fortemente para o grande desafio que assumo”

“Podem contar com a minha total dedicação e empenho”

“Da minha experiência profissional, considero que o comando de dois navios da Marinha Portuguesa, sempre com responsabilidades atribuídas no âmbito da fiscalização, na patrulha marítima e na busca e salvamento, bem como posteriormente, a experiência adquirida no sector das Operações Militares Navais, em especial na área dos Recursos Humanos, me subsidiam na sensibilidade e adequação que entendo necessárias ao cumprimento da exigente missão que agora inicio”, sustentou o novo Capitão do Porto de Cascais, garantindo: “Gostaria de vos transmitir que podem contar com a minha total dedicação e empenho, imbuído de um forte espírito marinheiro, para trabalhar nas melhores soluções para os cidadãos desta comunidade, que, a partir de agora, passarei a sentir também como a minha comunidade. A intensa e excelente cooperação que se vive entre as diversas entidades aqui representadas e outras demais, é fruto do excelente trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Todos sabemos que é fundamental para assegurar o sucesso das acções necessárias no âmbito do domínio público marítimo e da protecção civil. Assim, gostaria, desde já, de manifestar a minha total disponibilidade para, numa postura aberta e construtiva, continuarmos a salvaguardar os superiores interesses das populações e do estado, nestes cerca de 70 kms de domínio público marítimo, que se estendem desde a Foz do Rio Sisandro até ao Forte de São Julião da Barra.

Esta Capitania e Comando Local da PM, pela sua localização estratégica, contribuem activamente para a segurança, auxílio e socorro em 4 concelhos, nomeadamente, Torres Vedras, Mafra, Sintra e Cascais. Isto resulta da aplicação da letra da lei, vigente nos 3 Planos de Ordenamento da Orla Costeira, no assegurar da navegação em segurança nos Esquemas de Separação de Tráfego e em toda a orla costeira adjacente, e ainda, na gestão permanente dos 2 importantes fundeadouros para navios mercantes existentes na Baía de Cascais”.

rui terra posse 3 2017

“Gostaria de manifestar a minha total disponibilidade para continuarmos a salvaguardar os superiores interesses das populações e do estado”

Em termos balneares, esta Capitania supervisiona em permanência 37 praias de banhos, o que representa em média mais de 5 kms de areal balnear, onde se encontram implantadas 55 concessões, 70 escolas de surf e em vigor 14 planos integrados de salvamento e onde são licenciados vários eventos diariamente. Isto resulta do trabalho de uma equipa profissional de 39 pessoas (militares, polícias marítimos, tripulantes das estações salva-vidas e civis), 32 deles desempenhando funções directamente ligadas aos cidadãos. Onde se deve ler, “em terra e no mar”, e sempre disponíveis 24h/dia.

rui terra posse 4 2017

“Podem contar comigo. Eu conto convosco”

“De mim, podem esperar profissionalismo, responsabilidade e disciplina”

Dirigindo-se àqueles que irão trabalhar directamente consigo, o Comandante Pereira da Terra, disse: “Acredito que a representação local da Autoridade Marítima não se resume apenas à figura do Capitão do Porto e Comandante Local da PM. Pretendo formar convosco uma equipa profissional, empenhada, coesa e motivada, em que, no seu conjunto, o todo seja sempre maior do que a mera soma das partes.

De mim, podem esperar profissionalismo, responsabilidade e disciplina, valores que associo à isenção, transparência, honestidade e lealdade. Podem contar comigo. Eu conto convosco”.

Prosseguindo na sua intervenção, o agora empossado expressou o seu “profundo e sincero agradecimento ao Sr. Cte. Fontes Domingues, pela forma clara e dedicada como planeou e se empenhou na passagem do serviço”. E salientou: “A apresentação às várias entidades com as quais terei o privilégio de me relacionar e a partilha do seu conhecimento acumulado constituem, sem dúvida, uma mais-valia para enfrentar os desafios que se avizinham. Tem o meu maior respeito e consideração. Desejo-lhe os melhores sucessos pessoais e profissionais na sua próxima singradura”.

Reconhecimento à Família e Amigos

rui terra posse 5 2017

Délia Terra fez questão de acompanhar o sobrinho neste momento tão importante da sua carreira

As últimas palavras deste discurso foram dirigidas à Família e Amigos: “Por último, mas não menos importante, queria deixar uma palavra de reconhecimento à minha família e amigos, alguns deles aqui presentes. Sou-vos grato pelo vosso apoio incondicional e permanente. Em particular à minha esposa Diana e aos meus filhos Rodrigo e Maria, pela vossa compreensão e carinho, em especial nos dias em que, em prol de outros, não me foi possível acompanhar-vos.

Porque este é um momento especial, queria homenagear a pessoa que me criou e me acompanhou desde sempre, a minha tia Délia, que hoje se encontra aqui connosco, com um singelo, mas reconhecido obrigado!

Sem dúvida que esta nova conquista também vos pertence e sei o quanto vos orgulha. Farei o meu melhor!”

rui terra posse 6 2017

A médica Diana Terra, esposa de Rui Terra, foi um suporte para o marido em todo este percurso

rui terra posse 7 2017

Renato Leal, antigo Presidente da Câmara Municipal da Horta, foi um dos Amigos que esteve presente nesta Cerimónia e ambos reviveram bons momentos

Fotografias cedidas por: Rui Terra

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.