cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Vela Ligeira do CNH: Pais dos Atletas ficaram a conhecer novo Treinador e os acertos para o resto da Época

Olga Marques, Directora da Secção de Vela Ligeira do CNH; Edmar Delgado, novo Treinador de Pré-Competição; Susana Garcia, Treinadora de Aperfeiçoamento; José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH; Duarte Araújo, Treinador de Competição

Numa altura em que a Época de Vela Ligeira se encontra a meio, a comparência dos Pais na reunião realizada ao início da noite desta quarta-feira, 31 de Janeiro, no Centro de Formação de Desportistas Náuticos do Clube Naval da Horta (CFDNCNH), teve como objectivo fazer o balanço da actividade em curso e discutir acertos no enquadramento dos treinos, turmas e horários. Além disso, o Presidente da Direcção do CNH, José Decq Mota, apresentou o novo Treinador de Pré-Competição: Edmar Delgado, Treinador de Grau I, que já vinha trabalhando, pontualmente, com o Clube Naval da Horta.

“A partir de agora – explicou este Dirigente – passamos a ter três treinadores. Já contávamos com a Susana Garcia, Treinadora de Grau I, dedicada ao Aperfeiçoamento; e com o Duarte Araújo, Treinador de Grau II, que é da Competição. Contudo, o único que está a tempo inteiro é o Duarte. O Edmar surge agora como Treinador do Clube pelo facto de haver necessidade de fazer uma redistribuição dos alunos pelas diferentes turmas no sentido de potenciar a evolução de cada um da melhor forma”.

O que se pretende é perceber o nível de cada um e capacitá-los, porque “antes havia os que andavam à Vela e os que competiam”, frisou José Decq Mota, revelando que “as turmas estão a ser orientadas para uma evolução de conjunto”. Daí, ter destacado “o resultado  homogéneo” saído desta 2ª Prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira, realizado em Vila Franca do Campo (dias 27 e 28 de Janeiro último).

Pela experiência que tem, este Dirigente diz que se nota “uma maior procura pelas aulas de Vela Ligeira com o aproximar do Verão”. Porém, e dentro da rotatividade habitual que se verifica, não só com a mudança de escalões como com a saída de alguns velejadores para a universidade (Juniores e Juvenis), há uma oscilação no número de velejadores, que neste momento ronda os 40.

Neste cenário, “uma das preocupações desta Direcção é trabalhar no sentido de ir estabilizando as nossas Escolas de Formação – Vela Ligeira, Canoagem e Natação – e, como tal, o quadro técnico tem de ser estável e competente, o que já é uma realidade”, salientou José Decq Mota. 

“Vou dar o meu máximo”

Duarte Araújo recordou que o Treinador Edmar jé é uma figura conhecida no Clube Naval da Horta, não só pelas participações que fazia nas regatas com a equipa do Clube Naval da Madalena – onde fez o Estagiar L – como, também, porque já dava algum apoio em termos de aulas.

Embora seja, a partir de agora, Treinador de Pré-Competição – atendendo a que há níveis distintos no Aperfeiçoamento – Edmar Delgado vai dar treinos em conjunto com a Treinadora Susana Garcia e substitui-la sempre que se afigurar necessário. Nas ausências de Duarte Araújo será também ele o responsável pelos treinos.

Duarte Araújo acrescentou, ainda, que Edmar Delgado vai continuar a ministrar a disciplina de Vela no âmbito do Projecto que existe com a Escola Básica José d’Ávila, e as Aulas de Vela para Adultos.

Por seu turno, o novo Treinador garantiu que vai dar o seu máximo e fazer aquilo que sabe e gosta.

Em termos de actividades, Duarte Araújo revelou que a Regata de Carnaval (CarnaVela) – em que os velejadores vêm mascarados – será novamente uma realidade este ano, estando marcada para o dia 10 do corrente. “Trata-se de uma iniciativa da Treinadora Susana”, advertiu, lembrando que acontece desde 2015, e se traduz “numa festa com muito sucesso”.

De 30 de Junho a 1 de Julho, decorrerá o Campeonato Regional de Escolas de Vela, em Ponta Delgada.

Uma das questões apontadas por uma das mães presentes nesta Reunião de Pais teve a ver com os atestados médicos, congratulando-se com o facto de o Clube Naval da Horta dispôr de médico próprio para realizar esses exames.

Com esta “boa ajuda” por parte do CNH, ficou sanada essa questão, que se coloca em todas as épocas desportivas, e que representa centenas de consultas.

Essa colaboração está a ser prestada pelo médico Luís Carlos Decq Mota que, é, simultaneamente, Presidente da Assembleia-Geral do Clube Naval da Horta.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.