cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Regata do Carnaval, de Vela Ligeira do CNH, decorreu num dia fantástico

Os velejadores conseguiram um dia de Vela maravilhoso

“Esteve o melhor dia do ano para a Vela. Foi fantástico!”, descreve o Treinador de Competição da Escola de Vela do Clube Naval da Horta (CNH), Duarte Araújo, a propósito da Regata do Carnaval da Secção de Vela Ligeira, que decorreu na manhã de sábado, dia 17.

A Prova, que teve como palco a Baía da Horta, contou com cerca de 20 atletas (do Faial e da Madalena do Pico) das Classes Laser, Optimist e Hansa.

No que concerne ao desempenho dos velejadores, este Técnico afirma: “Para um dia fabuloso, os atletas estiveram à altura, dedicando-se e procurando melhorar”.

Os objectivos foram cumpridos, com a realização de 3 regatas para cada Classe.  

A próxima competição será a Regata da Primavera – uma prova local – no dia 3 de Março, e, até lá, a palavra de ordem é treinar. “Temos muitos pontos a melhorar e vamos esforçar-nos para conseguir atingir os nossos objectivos”, assevera Duarte Araújo.

rgt carnaval 1 2018

Velejadores e segurança: uma dupla inseparável no CNH

João Duarte, Treinador da Classe Hansa, também destaca as belíssimas condições climatéricas deste sábado: “Esteve um dia de Vela maravilhoso, com toda a frota na água. De manhã não havia vento, mas depois entrou e foi crescendo. O tempo manteve-se estável, com alguma ondulação, tendo-se realizado 2 regatas”.

rgt carnaval classe hansa 2018

Toda a frota da Classe Hansa disputou a Regata do Carnaval (Vela Ligeira)

Este Técnico sublinha a necessidade de criar “uma maior dinâmica de treino”, a fim de os velejadores se prepararem para o Campeonato Nacional da Classe Hansa, no próximo mês de Junho. As provas locais que terão lugar até lá servirão, também, como treino para essa importante competição, no Continente, onde os velejadores do CNH têm alcançado excelentes resultados.

Recorde-se que Rui Dowling foi Campeão Nacional em 2016 e que outros atletas do CNH alcançaram, igualmente, lugares no pódio.

Na Regata do Carnaval deste sábado, João Duarte destaca, ainda, a colaboração do Sócio, Disidério Machado, que, pela primeira vez, fez dupla com Jorge Costa, na Classe Hansa 303.

O Gabinete de Imprensa do CNH convidou Disidério Machado a deixar o seu comentário relativamente a esta estreia como velejador da Classe Hansa, já que, na Vela de Cruzeiro é uma presença habitual.

disiderio machado

“Foi uma experiência muito interessante e é para repetir, pois gosto muito de colaborar e de andar à Vela”

Fotografia de: Disidério Machado

“Tinha curiosidade em perceber um pouco mais sobre este Projeto “Vela Para Todos - Faial Sem Limites” – implementado em parceria com o Clube Naval da Horta e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), no final de 2011 – e participei a convite do João Duarte. Embora tenha sido a minha estreia nesta Classe e o meu parceiro também não seja muito experimentado, posso dizer que foi uma experiência muito interessante e é para repetir, se o Treinador assim o entender, pois gosto muito de colaborar e de andar à Vela.

O tempo esteve bom e o vento foi crescendo, tornando esta participação engraçada, num barco seguro.

Foi um prazer poder fazer parte deste Projecto e é sempre bom podermos contribuir.  

O João Duarte merece toda a ajuda que os Sócios e Amigos puderem dar. Ele desenvolve um trabalho fantástico com estes velejadores, que têm na Vela um desporto inclusivo e uma oportunidade para conviver, distrair e contrariar a rotina de quem tem mobilidade reduzida.

É de louvar o trabalho levado a cabo por esta equipa do Clube Naval da Horta, liderada por um Técnico capaz, competente e muito humano, que conduz um grupo que se esforça e diverte, demonstrando que tanto na vida como no desporto não há barreiras e que juntos somos capazes de soltar amarras e realizar os nossos sonhos, na construção de uma sociedade mais justa e aberta à diferença”.

Pode consultar os resultados da Regata do Carnaval nesta ligação.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.