cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Projecto “School at Sea”: “Thalassa” zarpou do Faial rumo à Holanda

No Faial, os 34 alunos deste ano lectivo deixaram a marca da sua passagem na Marina da Horta

O navio-escola “Thalassa” zarpou, pelas 10 horas e 20 minutos desta terça-feira, dia 3, do Porto da Horta rumo a casa (Holanda). Recorde-se que chegou ao Faial pelas 9 horas da manhã do dia 27 de Março, onde era aguardado por várias dezenas de pessoas.

A ilha do Faial foi a última paragem do Projecto holandês “School at Sea”, destinado a alunos de todo o mundo, do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos de idade.

school at sea saida thalassa hrt 2 2018

Mariana e Miriam nos últimos momentos em terra, junto ao Clube Naval da Horta

school at sea saida thalassa hrt 3 2018

Armando Oliveira conduziu o “Eric Tabarly” do CNH, que encostou ao “Thalassa” a fim de Mariana e Miriam embarcarem no navio-escola rumo à última etapa da viagem

Mariana Rosa, faialense, velejadora do Clube Naval da Horta (CNH) e Miriam Pinto, algarvia, ambas alunas da Escola Secundária Manuel de Arriaga (ESMA) da Horta, são as únicas portuguesas que integram este Projecto no presente ano lectivo (2017/2018). Estando em casa, foram as últimas a embarcar no “Thalassa”, tendo sido transportadas na embarcação “Eric Tabarly”, propriedade do CNH, até junto do navio-escola, a fim de embarcarem rumo à última etapa desta viagem, iniciada a 21 de Outubro passado.

Dependendo do andamento, o navio-escola poderá fazer uma paragem em Inglaterra ou França.

Prevê-se que o “Thalassa” chegue à Holanda no próximo dia 18, mas os alunos – 34 – só deverão desembarcar no dia 21, completando-se, assim, 6 meses de aventura e aprendizagem.

school at sea saida thalassa hrt 4 2018

Foi com um misto de alegria e nostalgia que Mariana embarcou no “Thalassa”, na manhã desta terça-feira

Refira-se que os pais de Mariana Rosa e Miriam Pinto organizaram um Programa Social destinado aos alunos e tripulantes do “Thalassa”, que decorreu na passada semana, com visitas à Câmara Municipal da Horta, à ESMA, ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, volta à ilha e um Jantar de Recepção no Bar do Clube Naval da Horta, que encerrou com música ao vivo. A Empresa “Horta Cetáceos” fez uma apresentação sobre ‘Whale Watching’ nos Açores, a bordo deste navio-escola.

Cumprindo uma tradição muito antiga, os visitantes fizeram questão de deixar a marca da sua passagem pelo Faial na Marina da Horta, presságio de que irão ter uma boa viagem. De realçar que este é um marco habitual, se tivermos em conta que a ilha do Faial é a única paragem que a Fundação “School at Sea” prevê, anualmente, na Região Autónoma dos Açores.

De acordo com Susana Rosa – mãe de Mariana Rosa – os visitantes “gostaram muito” de todas as actividades programadas, denotando “grande satisfação” pela forma simpática e amistosa como foram recebidos, numa terra que prima pela hospitalidade.

Susana Rosa refere que Mariana partiu “emocionada, mas determinada e entusiasmada” em completar esta última etapa de uma viagem única, inesquecível e sobejamente enriquecedora, que constituia o seu grande sonho.

Ficamos a aguardar o regresso da velejadora do CNH e a contar com a revelação de muitas situações experienciadas, que, certamente, influenciarão o percurso futuro.

Daqui a menos de um mês Mariana Rosa integrará a galeria dos alunos da Escola de Vela do Clube Naval da Horta que já participaram neste Projecto e, que, anteriormente, era realizado a bordo do “Regina Maris”. São eles: Júlia Vieira Branco, Bartolomeu Ribeiro, Emília Vieira Branco, Carolina Salema e Jorge Medeiros.

school at sea saida thalassa hrt 5 2018

O “Thalassa” deverá chegar à Holanda no dia 18 deste mês

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.