cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Escola de Vela do CNH certificada em Vela Ligeira e Vela Adaptada

A revalidação desta Certificação é, novamente, o atestado público da qualidade da Escola de Vela do CNH

A Escola de Vela do Clube Naval da Horta (CNH) encontra-se, uma vez mais, certificada nas especialidades de Vela Ligeira e Vela Adaptada, selo de qualidade que foi emitido a 12 de Março último. A Certificação agora recebida é válida por 2 anos, ou seja, até 11 de Março de 2020, tendo sido conferida pela Federação Portuguesa de Vela (FPV).

Recorde-se que, a primeira vez que a Escola de Vela do CNH foi certificadas nestas mesmas especialidades, foi a 25 de Fevereiro de 2016, título que se encontrava válido até 18 de Fevereiro passado.

Para que tal tenha acontecido, esta instituição náutica submeteu uma candidatura à FPV que, após análise, voltou a declarar que a Escola de Vela do Clube Naval da Horta dispõe das condições de qualidade para ser merecedora desta (re) validação. E nesse sentido, é verificada ‘in loco’ a existência dos requisitos exigidos: treinadores formados, barcos e outro equipamento relacionado com a prática da modalidade.

Olga Marques, Vice-Presidente da Direcção do CNH, explica que esta Certificação – agora renovada – “é um atestado público e inequívoco da qualidade da Vela que se pratica no Clube Naval da Horta”, salientando “o orgulho que isto representa não só para esta casa mas, também, para a ilha do Faial”.

De realçar que nos Açores, o Clube Naval da Horta é o único que se encontra certificado nestas duas especialidades: Vela Ligeira e Vela Adaptada (destinada a pessoas com mobilidade reduzida).

O Clube Naval de Ponta Delgada também se encontra certificado, mas apenas no que se refere à Vela Ligeira.

Ainda a propósito da Vela Adaptada – Classe Hansa – destaque para o pioneirismo do CNH na introdução, nos Açores, do Desporto Adaptado e inclusivo da pessoa com mobilidade reduzida, uma parceria entre o CNH e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), celebrada no fim de 2011.

O CNH é o único a nível regional onde esta especialidade se encontra no activo, com a participação em provas nacionais. Recorde-se mesmo que o velejador Rui Dowling foi Campeão Nacional de Vela Adaptada em 2016.

No que toca à Vela Ligeira, a evolução registada e os títulos alcançados pelos atletas em provas regionais e nacionais contribuem, igualmente, para o sustentáculo desta Certificação que, sem dúvida, funciona como um estímulo no sentido de alcançar a excelência.

A Vela é um desporto muito completo que promove não só o desenvolvimento físico mas, essencialmente, a disciplina, o trabalho em equipa, a concentração, o conhecimento marítimo em geral e a consciência de segurança, pois, o envolvimento é tal que leva os praticantes a procurarem, incessantemente, serem melhores do que eram e a saber mais, sendo capazes de, a cada dia, se superarem, com empenho e trabalho.

Paralelamente à Vela, a Natação do CNH também se encontra certificada pela Federação Portuguesa de Natação.

A rematar, refira-se que em 2011, o Clube Naval da Horta recebeu o Prémio de Excelência Desportiva.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.