Notícias
CNH participa com lancha “Walkiria” e três botes no III Campeonato Regional de Botes Baleeiros, na Terceira
Estão previstas 4 Regatas de Vela, 3 de Remo Masculino e 3 de Remo Feminino
Partiu esta quinta-feira, dia 12, rumo à ilha Terceira, a lancha baleeira “Walkiria”, do Clube Naval da Horta (CNH), bem como os botes, que seguiram de barco. O objectivo desta viagem prende-se com a participação no III Campeonato Regional de Vela e Remo em Botes Baleeiros, que começa esta sexta-feira, dia 13, e termina domingo próximo, 15, em São Mateus da Calheta. Esta 3ª edição é composta por 4 Regatas de Vela, 3 de Remo Masculino e 3 de Remo Feminino.
No sábado, dia 14, haverá, ainda, tourada no porto de pescas de São Mateus e um momento musical.
O III Campeonato Regional de Vela e Remo em Botes Baleeiros dos Açores é disputado por equipas do Faial, Pico, Terceira, Graciosa, Flores, Santa Maria e São Miguel, num total de cerca de 160 participantes e 13 botes baleeiros, nas modalidades de Vela e Remo, com três lanchas de apoio.
Com organização conjunta da Direção Regional da Cultura, da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional e da Junta de Freguesia de São Mateus da Calheta, este Campeonato conta com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, sendo um evento cultural e desportivo que procura homenagear e reviver a tradição baleeira nos Açores.
De acordo com José Decq Mota, da Secção de Botes Baleeiros do CNH, “este evento conta, e bem, com o apoio da Direcção Regional da Cultura, cujo objectivo é divulgar e consolidar a utilização desportiva do Património Baleeiro Móvel recuperado e utilizado em todas as ilhas”.
Recorde-se que a 1ª edição decorreu na ilha das Flores, em 2016; e a 2ª em Santa Maria, no ano de 2017.
A “Walkiria”, do CNH, é uma das lanchas às ordens da Comissão de Regata
A tripulação da “Walkiria” – uma das lanchas às ordens da Comissão de Regata – é composta pelo Mestre Vítor Mota, e, ainda, por Eugénio Vargas, Francisco Rosa e Carlos Neves. O regresso a casa da “Rainha dos Mares dos Açores” está marcado para a próxima segunda-feira, dia 16.
Do Faial seguiram três botes: “Nossa Senhora do Socorro”, do Salão; “Nossa Senhora de Fátima”, de Castelo Branco; e “Maria da Conceição”, do CNH.
José Decq Mota refere que do Faial estão envolvidos três botes e quatro equipas: as do Salão e de Castelo Branco, que participam nas duas Provas de Vela; a equipa de Remo Masculino do CNH com o bote “Maria da Conceição”; e a equipa de Remo Feminino da Feteira, com o mesmo bote.
Este Dirigente revela que o Clube Naval da Horta vai emprestar o bote “Maria da Conceição” ao Clube Naval de Vila Franca do Campo para a realização da Regata de Vela.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.