cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Marina da Horta - apeadeiro do Mundo: mais de 800 iates em 2018

Este ano, a Marina da Horta já recebeu mais de 800 iates

Não é por acaso que a Marina da Horta é, ao nível daquelas que recebem navegação ao largo, a 1ª da Portugal, a 2ª da Europa e a 4ª do Mundo, sendo largamente conhecida como apeadeiro do Mundo, atendendo à panóplia de nacionalidades que acolhe.

Comprovando o título dado à Horta – Capital Oceânica do Iatismo – a Marina recebe, no espaço de pouco três meses meses, quatro regatas internacionais.

“Atlantic Back Cruising - Rallye”

Saiu de Guadalupe no dia 13 de Maio último, o “Atlantic Back Cruising - Rallye”, com a chancela da “Organization Francois Serusier” – a mesma entidade que organiza a Regata dos Fígaros – cujos barcos começaram a chegar ao Faial a partir do dia 28 do referido mês. A recepção foi feita pela Comissão Náutica Municipal, tendo os cerca de 50 envolvidos neste ‘Rally’ (tripulações amadoras) feito um percurso de 2.000 milhas em embarcações de cruzeiro.

O grupo, que saiu dos EUA e marcou presença na Horta pela primeira vez este ano, largou do Faial no dia 7 de Junho rumo a variados destinos na Europa.

iates baia horta

Antes de haver Marina, era este o cenário no Porto da Horta

“ARC Europe 2018”

A “ARC Europe”, um ‘rally’ do Atlântico Oeste-Leste, navegando do Caribe ou da América do Norte para a Europa, organizado pelo World Cruising Club, que todos os anos tem paragem obrigatória na ilha do Faial, trouxe este ano 114 tripulantes. Os primeiros barcos chegaram no dia 27 de Maio, tendo largado das Caraíbas no dia 5 desse mês. A falta de vento fez com que a viagem até ao Faial tenha levado mais tempo do que o  previsto.

A “ARC Europe 2018” contou com 29 veleiros de 16 nacionalidades. A recepção esteve a cargo da Direcção Regional do Ambiente, tendo o Clube Naval da Horta (CNH), uma vez mais, prestado apoio, mediante a cedência das instalações do Centro de Formação de Desportistas Náuticos, onde funcionou o Secretariado com todo o sistema de comunicações, apoio administrativo e outros serviços.

A partida da Horta aconteceu no dia 2 de Junho, tendo ficado no Faial 6 barcos do conjunto dos 29.

Regata “Peter Café Sport”

No ano em que se comemora o centenário do mais conhecido empreendimento faialense à escala mundial, o “Café Sport”, foi organizada uma Regata bapatizada com o nome de “Peter Café Sport”, precisamente com o objectivo de assinalar a efeméride.

A prova contou com 52 barcos, tendo origem no Reino Unido, Irlanda, França, Espanha, Portugal, Ilhas Canárias, Madeira, Caribe, Bermuda, EUA e Nova Escócia.

Os velejadores partiam dos portos onde se encontravam desde que a chegada à Horta acontecesse o mais próximo possível do dia 18 de Junho, atendendo a que a largada estava marcada para o dia 23.

José Henrique Azevedo, proprietário do “Peter Café Sport”, salienta que se se tratou de uma prova diferente, caracterizada por encontros”.

Aqui fica a carta que a Organização da Regata “Peter Café Sport” endereçou ao Director da Marina da Horta, Armando Castro, abordando algumas questões relacionadas com o decorrer deste evento, ao mesmo tempo que agradece todo o apoio recebido:

letter occ marina

“Les Sables/Les Açores/Les Sables”

Parte no dia 22 do corrente, da cidade francesa de Les Sables D’Olonne, a Regata internacional “Les Sables/Les Açores (Horta)/Les Sables”, rumo à Horta, um percurso que envolve 2.400 milhas.

Estas mais de 60 embarcações de Série e Protótipos da Classe Mini 6.50, “contam com velejadores profissionais que irão ser os velejadores de topo daqui a algum tempo”, destaca José Decq Mota, Presidente da Direcção do CNH.

A linha de chegada encerra pelas 6 horas de domingo, dia 5 de Agosto, decorrendo o Jantar de Entrega de Prémios no dia 7. Esta Regata, disputada de 2 em 2 anos e destinada a solitários amadores e profissionais, é organizada pela “Les Sables D´Olonne Vedée Course au Large”, envolvendo cerca de uma centena de pessoas. No Faial será recebida pela Comissão Náutica Municipal, estando a ser preparado um programa social que envolve a volta à ilha do Faial, com almoço no Capelo e cerimónia de Entrega de Prémios.

A largada rumo a Les Sables está marcada para o dia 7 de Agosto próximo.

A Marina da Horta, inaugurada em 1986, foi a primeira dos Açores e uma das primeiras de Portugal. Quando inaugurou já estava cheia e mesmo tendo sido alvo de uma ampliação, continua a ser insuficiente para a procura. Este ano já deram entrada neste hotel flutuante da ilha do Faial – que conta com o mais interncional museu ao ar livre do Mundo – mais de 800 iates, número que é superior ao período homólogo de 2017.

marina apeadeiro 2 2018

De Maio a Julho, a Marina da Horta recebe quatro regatas internacionais

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.