Botes do Salão e de Castelo Branco no 1º e 2º lugares na Regata de Vela do III Campeonato Regional de Botes Baleeiros

O bote “Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, foi o vencedor da Regata de Vela

Os botes do Faial alcançaram lugares de destaque no III Campeonato Regional de Vela e Remo em Botes Baleeiros, que decorreu de 13 a 15 do corrente (de sexta a domingo), em São Mateus da Calheta, na ilha Terceira.

Na Regata de Vela, o “Nossa Senhora do Socorro”, da Junta de Freguesia do Salão, tendo como Oficial Pedro Garcia, alcançou o 1º lugar do pódio. Na 2ª posição ficou outro bote faialense, desta feita o “Senhora de Fátima”, da Junta de Freguesia de Castelo Branco, tendo como Oficial António Luís.

rgt n sra angustias 2 2018

O 3º lugar do pódio foi ocupado pelo “Maria Pequena”, do Clube Naval de São Mateus do Pico.

Em Remo Feminino, a tripulação da Feteira, a bordo do bote “Maria da Conceição”, do Clube Naval da Horta (CNH), alcançou o 2º lugar.

Em 1º ficou o “São Pedro” do Clube Náutico Aliança Calhetense, do Pico, tendo o “Maria Armanda”, do Clube Náutico das Lajes do Pico sido o 3º classificado.

Na Regata de Remo Masculino, os faialenses ficaram de fora do pódio, tendo o bote “Maria da Conceição” sido 4º classificado.

Os vencedores foram o “Maria Celeste”, o “Maria Armanda”, ambos do Pico; e o “São João”, do Clube Naval da Ilha Graciosa.

Com organização conjunta da Direcção Regional da Cultura, da Comissão Consultiva do Património Baleeiro Regional e da Junta de Freguesia de São Mateus da Calheta, este Campeonato contou com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, sendo um evento cultural e desportivo que procurou homenagear e reviver a tradição baleeira nos Açores.

Do Faial seguiram os botes “Senhora do Socorro”, do Salão; “Senhora de Fátima”, de Castelo Branco; e “Maria da Conceição”, do CNH, e quatro equipas: as do Salão e de Castelo Branco, que participaram nas duas Provas de Vela; a equipa de Remo Masculino do CNH com o “Maria da Conceição”; e a equipa de Remo Feminino da Feteira, com o mesmo bote.

A lancha baleeira “Walkiria”, do Clube Naval da Horta, também marcou presença neste III Campeonato Regional de Vela e Remo em Botes Baleeiros.

Vítor Mota, Mestre da “Rainha dos Mares dos Açores”, relata que “o tempo esteve sempre bom, com vento razoável”. “Foram provas de 50/55 minutos e de 60 e poucos minutos”, sustenta, sublinhando que “a Organização foi excelente, sobretudo no que diz respeito à parte dos almoços e jantares, tendo a estadia sido muito boa”.

“A “Walkiria” deu as largadas e andou com o Júri”, explica Vítor Mota, acrescentando que a lancha “Estrela Açoriana”, do Clube Naval de São Mateus da Calheta – clube anfitrião – esteve envolvida na montagem das bóias e controlo das mesmas.

camp reg bb 1 2018

Este Campeonato envolveu cerca de 160 participantes e 13 botes de 7 ilhas

No sábado, dia 14, realizou-se uma tourada no porto de pescas de São Mateus, seguida de um momento musical. “O público que assistia às Regatas era pouco significativo mas quando chegou a hora da tourada, o recinto encheu-se com centenas e centenas de pessoas, demonstrando o interesse que o pessoal da Terceira tem pela tradição taurina”, assinala Vítor Mota.

Este elemento da Secção de Botes Baleeiros do CNH enaltece a forma como tudo decorreu, admitindo que este Campeonato se tornou “cansativo”, atendendo às viagens longas que implicou entre o Faial e a Terceira.

A lancha baleeira do CNH regressou a casa na tarde desta segunda-feira, dia 16, tendo a bordo, além do Mestre Vítor Mota, os tripulantes Eugénio Vargas, Francisco Rosa e Carlos Neves.

À excepção de Corvo e São Jorge, as restantes 7 ilhas participaram neste evento, que decorreu ao longo de três dias, tendo sido realizadas 4 Regatas de Vela, 3 de Remo Masculino e 3 de Remo Feminino.

Este Campeonato envolveu cerca de 160 participantes e 13 botes baleeiros.

A 1ª edição aconteceu no ano de 2016, na ilha das Flores; e a 2ª em 2017, na ilha de Santa Maria.

A Classificação geral pode ser consultada nesta ligação.

camp reg bb 2 2018

A “Walkiria”, do CNH, deu as largadas e andou com o Júri

Visualize mais imagens desta prova na nossa galeria de imagens.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.