cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Marinha assiste embarcação de recreio em risco de afundar nos Açores

Foi remetido ao Gabinete de Imprensa do Clube Naval da Horta (CNH), o seguinte comunicado, emanado da Marinha:

“A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Capitania do Porto de Ponta Delgada (CPPDL), coordenou desde as 12h40 do dia 6 de setembro, uma operação de socorro ao veleiro “TWISTED”, de 11 metros de comprimento, com um tripulante açoriano a bordo, que se encontrava em perigo de se afundar por estar a meter água, a 40 milhas náuticas (cerca de 80 kms) a oeste da ilha de São Miguel.

Logo após o pedido de socorro, foi empenhada uma embarcação salva-vidas do Instituto de Socorros a Náufragos que se dirigiu ao veleiro transportando uma bomba de esgoto que foi utilizada para controlar a entrada de água na casa da máquina, criando condições para que o veleiro navegasse apenas à vela, dado que o motor ficou inoperacional devido ao alagamento.

A Corveta da Marinha António Enes foi também empenhada para assistir o veleiro e uma equipa do navio subiu a bordo para realizar uma avaliação preliminar da situação e colaborar com as ações de minimização de danos.

Após a avaliação concluiu-se que a embarcação se encontrava em condições de seguir pelos próprios meios. Com o motor danificado, o veleiro “TWISTED” navegou à vela para o porto de Ponta Delgada sempre com o acompanhamento da corveta da Marinha.

O NRP António Enes mantém-se em missão de busca e salvamento na Região Autónoma dos Açores e aí permanecerá até dia 3 de outubro”.

marinha assiste twisted 2018 (3)

Serviço de Comunicação, Informação e Relações Públicas (CIRP)