cal   fb    tw    instagram   telegram   whatsapp   yt   issuu   meo   rss

 

Windsurf do CNH: Treino de Natal 2018 contou com a Campeã Mundial de Fórmula Windsurfing

Flávio Pereira, do Grupo de Trabalho da Secção de Windsurf do CNH, foi um dos participantes e conta-nos como decorreu  esta actividade

“O tempo esteve óptimo, com sol e vento NE a rondar os 10 nós, tendo sido inicialmente mais intenso, caindo um pouco ao início da tarde.

Contámos com a participação de 6 windsurfistas, além da Rute que nos acompanhou no barco de apoio.

Pela primeira vez tivemos a presença de João Nunes nos nossos eventos. Em termos de habituais praticantes estiveram eu (Flávio Pereira), o Bruno Gonçalves, o Hugo Duarte e o Belchior Neves”. É assim que  Flávio Pereira descreve a forma como decorreu o Treino de Natal da Secção de Windsurf do Clube Naval da Horta (CNH), que aconteceu este domingo, dia 23, na Baía da Horta.

Este evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho da Secção de Windsurf do CNH, composto por Jorge Fontes, Flávio Pereira, João Medeiros e Rute Matos.

windsurf treino natal 23 2018

A Baía da Horta e o Canal Faial/Pico já são conhecidos de Margarida Gil Morais

Flávio Pereira destaca que este Treino de Natal contou com um nome sonante deste desporto. Referência para Margarida Gil Morais, Campeã Mundial de Fórmula Windsurfing, que partilhou o equipamento com Belchior Neves.

Belchior Neves refere, a propósito, que esta atleta consagrada se encontra de férias no Faial, com a família, pelo que a tinha convidado para ir andar. “E isso coincidiu com esta actividade da Secção de Windsurf do CNH, o que foi bom”.

De realçar que Margarida Gil Morais participou no Triatlo Peter Café Sport 2018 (realizado em Setembro último e que este ano comemorou 25 Anos de realizações), tendo sido a primeira mulher a ganhar uma etapa (Windsurf, que ligou São Jorge ao Pico).

Aqui fica o testemunho desta campeã:

“Há já muito tempo que gostava de um dia participar no triatlo do Peters, mas por uma razão ou por outra nunca calhou. Este ano decidi inscrever-me. À última da hora, ou melhor, na véspera arranjei equipa “Mar Meu” composta por mim em windsurf (12 milhas que ligaram a Ilha de São Jorge à Ilha do Pico), Filipe Reis que fazia 40 kms na ilha do Pico com cerca de 1000 metros de acumulado) e Belchior Neves que ligou a Ilha do Pico à Ilha do Faial em caiaque (6 milhas).

Largámos por volta das 11:30h da Ilha de São Jorge de windsurf em direcção à Ilha do Pico. À largada estava vento muito forte, 30knots +- com rajadas. Caí algumas vezes, numa delas nadei atrás da prancha e pensei mesmo em desistir. Mas eu odeio desistir e continuei. Faltavam 12 milhas pela frente. Fui a braços durante algum tempo bem à popa, já me doía muito o braço da frente e a mão já não tinha força para agarrar a retranca. Cambava e continuava. Sofri um bocado. O vento começou gradualmente a descer. 

triatlo peter belchior neves margarida gil morais ze henrique filipe reis 2018

Belchior Neves, Margarida Gil Morais, José Henrique Azevedo e Filipe Reis

O resto da travessia foi altamente! Ainda me diverti a apanhar as ondas e a pensar na vida... a lição que tiro é (como o meu pai diz) que o caminho é sempre para a frente. Em tudo. Olhava para trás e estava tudo branco, carneirinhos e quase toda a gente com a vela em baixo. Não olhei mais. 

Vi o Sabão a acelerar à nossa frente, depois passou o Bruno Bertolo e fui sempre a segui-lo. O vento começou a acalmar mais e consegui passar o Bruno. Depois o vento caiu e foi sempre a bombar até ao fim. Só percebi que tinha ganho quando estava a chegar à rampa. O sabão tinha ficado sem vento. Cheguei à rampa e passei o testemunho ao Filipe para seguir na BTT. Depois o Filipe passou o testemunho ao Belchior que estava na Madalena (no outro lado da ilha) e rumou à Ilha do Faial, onde terminou o triatlo. Obrigada aos meus colegas de equipa Filipe Reis e Belchior pela excelente prestação!! Acabámos em 3º lugar em equipas! Parabéns aos vencedores e a todos os participantes que se aguentaram em condições muito duras.

Bruno Bertolo venceu em individual e por equipas e Mário Medeiros ficou em segundo (apenas eles terminaram todo o triatlo dentro do tempo), já o David Mendes esteve bem perto...
Resta-me agradecer à organização, foi incrível! Fui super bem recebida e o ambiente é fantástico. A cerimónia de entrega de prémios também foi muito bonita. 
Espero daqui a dois anos voltar e participar também em individual!”

windsurf treino natal 17 2018

Belchior Neves partilhou equipamento com Margarida Gil Morais

Mais momentos do Treino de Natal 2018 podem ser vistos na Galeria de Fotos.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.